segunda-feira, 27 de julho de 2020

JIMMY COBB – THIS I DIG OF YOU (Smoke Sessions)


Há um passeio dos pratos mais integral para um sólido balanço em mais gravações de jazz e performances do que algo tocado pelo baterista Jimmy Cobb, o único músico sobrevivente da sessão “Kind of Blue” de Miles (NT: Jimmy Cobb faleceu em 24/05/20020)? Cobb, também ouvido com Dizzy Gillespie, Dinah Washington, Sarah Vaughan, John Coltrane e Cannonball Adderley sobre décadas, cria um suíngue avançado, especialmente gracioso, quando ele fecha com o baixista e a seção rítmica (como eu descobri em primeira mão, tocando com o mestre trapista no concerto comemorativo em 2000 para Nat Adderley na Florida).

Aos 90 anos, Cobb ainda mantem o vigor, como ele facilmente demonstra em “This I Dig of You”, liderando e conduzindo um quarteto organizado, um programa despretensioso dominado por standards, alguns dos quais ele está tocando por décadas. Por estas músicas, calorosamente, gravadas com som intimista, ele uniu-se por diversos músicos com os quais ele anteriormente colaborou: o pianista Harold Mabern e dois ex estudantes de Cobb na New School em Nova York, o baixista John Webber e o guitarrista Peter Bernstein.

Como um solista, Cobb brilha mais quando ele está, majoritariamente, no momento, respondendo, de forma direta, às ideias rítmicas e harmônicas lançadas à sorte pelos seus companheiros de banda, como durante as trocas de acordes entre as seções na faixa título, um movimento rápido de uma música hard bop de Hank Mobley e “Yesterdays”, uma favorita de Cobb. Seu toque hábil como intérprete de balada anima “My Old Flame”, e ele reinventa duas canções das quais ele participou das gravações originais: a blueseira “Full House” de Wes Montgomery, uma das várias exibições da agilidade de Bernstein, às vezes, um solo provocativo, e uma associada a Coltrane, “I’ll Wait and Pray”.

O estilo de Bernstein em “Blood Wolf Moon Blues”, que apresenta uma particularmente leve improvisação de Webber, é a única inédita no álbum, que também inclui uma joia do soul-jazz de Mabern, “Edward Lee”, em homenagem a Lee Morgan. Exploremos isto.

Faixas

1 This I Dig of You
2 Blood Wolf Moon Blues
3 I’m Getting Sentimental Over You
4 My Old Flame
5 Cheese Cake
6 Edward Lee
7 Somewhere in the Night
8 Yesterdays
9 I’ll Wait and Pray
10 Full House

Fonte: PHILIP BOOTH (JazzTimes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário