playlist Music

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

25 ANOS SEM ELIS REGINA

Em 19 de janeiro de 1.982, morria em São Paulo, Elis Regina Carvalho Costa, tida pela crítica especializada como a maior cantora brasileira de todos os tempos, sobre o que poucos divergem. Sua voz continua sendo muito executada, tanto no rádio quanto na TV, neste caso também em temas de novela. Elis me fez assistir ao mesmo espetáculo três vezes. Foi o show “Falso Brilhante” no Teatro Bandeirantes na época que morei em São Paulo. Outro a conseguir esse feito de mim foi Chico Buarque com sua peça de teatro, “Gota d´Água”, com Bibi Ferreira no elenco. A primeira vez no Rio e depois duas em São Paulo, poucos anos antes de ver Elis com seu "Falso Brilhante, lá pela segunda metade dos anos setenta.

Lembro dos arranjos irretocáveis de “Falso Brilhante” feitos pelo excepcional César Camargo Mariano que também acompanhava a cantora na banda nesse inesquecível e um tanto teatral show. Maria Rita, filha do casal Elis/César bem que teve a quem puxar.

Quem escuta as gravações de Elis nos dias de hoje, chega a uma fácil constatação: Elis continua moderna demais. Parece que estamos ouvindo algo que foi gravado, quando muito, na semana passada e não há tanto tempo.

Bibliografia
Eles e Eu – Memórias de Ronaldo Bôscoli – Luís Carlos Maciel e Ângela Chaves
Furacão Elis – Regina Echeverria
Noites Tropicais – Nelson Motta