playlist Music

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

“PRE-GUARAMIRANGA” COM JANE DUBOC E ARISMAR


Transcrevo a seguir matéria de autoria do crítico musical e amigo Dalwton Moura, publicada no Diário do Nordeste de Fortaleza hoje :


O Festival Jazz & Blues 2007 começa hoje oficialmente, com Jane Duboc e Arismar do Espírito Santo no Teatro José de Alencar, em Fortaleza. A parceria entre Jane Duboc e Arismar do Espírito Santo acaba de render um disco, a ser lançado pela Biscoito Fino em abril próximo. Ainda sem título definido, o álbum traz a cantora paraense e o violonista e contrabaixista capixaba percorrendo um repertório de clássicos da música brasileira de décadas passadas. Jóias que não envelhecem, como a ´Marina´ de Caymmi, e ´Adeus, américa´, de Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques. Mas a união entre a intérprete e o
instrumentista, que esta noite ganham o palco na abertura da programação oficial do Festival Jazz & Blues 2007, não é de hoje. Tanto que Jane Duboc, cantora influenciada pelo jazz desde que morou nos Estados Unidos, ainda adolescente, se diz entusiasmada em ter no palco o violão de Arismar. Ele, por sua vez, chega acompanhado do filho, Tiago do Espírito Santo, no baixo, e do baterista Alex Buck. Já Arismar do Espírito Santo experimenta um retorno ao Festival Jazz & Blues. O multiinstrumentista (que iniciou sua trajetória musical nos anos 70 e toca violão de seis, sete e doze cordas, além de baixo, guitarra, piano e bateria) esteve por aqui na segunda edição do evento, em 2001. Agora, nova oportunidade de conferir a musicalidade de um dos mais reverenciados nomes da cena instrumental brasileira, contemplado com o prêmio Sharp de 1993, pelo disco homônimo em que apresentou composições como ´Neguinha´, ´Fulô´, ´Seu Zezinho´ e ´Breve encontro´. E eleito pela revista Guitar Player, em 1998, um dos dez melhores violonistas do Brasil. Mais recentemente, Arismar, que se dedica a ensinar música em cursos e workshops regulares no Brasil e no exterior, lançou os CDs ´Glow´, com Jane Buboc e Vinicius Dorin, e ´América´, em duo com o pianista porto-riquenho Edsel Gomes. A programação do festival nesta fase ´pré-Guaramiranga´ continua amanhã, no Ideal Clube, com shows da banda cearense Marajazz e do quinteto Jazz 6, que tem no sax o escritor Luís Fernando Veríssimo. Já no domingo, às 14h, acontece um workshop na Escola Viva Música Viva, com Oswaldinho do Acordeom, que se apresenta no mesmo dia, a partir das 18h30min, no anfiteatro da Volta da Jurema. No próximo fim de semana, shows de J. J. Jackson, Papete, Ítalo Almeida e Renno Saraiva dão continuidade à programação, que segue em Guaramiranga, entre os dias 17 e 20, e retorna a Fortaleza entre 22 e 25 deste mês. Música em profusão. Mais informações:Jane Duboc e Arismar do Espírito Santo. Show hoje, às 21h, no Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar, S/N, Centro). Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Informações: 3262-7230.

Dalwton Moura Repórter.


PROTAGONISTA - Reconhecimento no exterior

Arismar do Espírito Santo é um dos instrumentistas contemporâneos brasileiros mais reconhecidos no exterior, reflexo de suas apresentações em diversos países. Excursionou pela Europa tocando com o Hermeto Pascoal Trio e também passou pelo prestigiado clube Blue Note de Tokio e de Fokuoka, no Japão. Participou de vários festivais e shows em programações especiais, como a Expo 98, em Portugal. Participou de vários festivais e shows em programações especiais, como a Expo 98, em Portugal. Também se apresentou na Argentina, Uruguai, Dinamarca e nos EUA.

Nenhum comentário: