playlist Music

quinta-feira, 8 de março de 2007

Crítica - Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz na Casa da Bossa.

Caros amigos,

Acabo de chegar do show do magnífico Letieres Leite na Casa da Bossa com a Orkestra Rumpilezz. Eles trabalharam em cima da percussão afro baiana, explorando os nossos ritmos como os sambas, inclusive o Samba-reggae, Afoxé e toques provenientes do Candomblé, referendando os orixás e a natureza. A orquestra explorou os instrumentos de percussão característicos desses ritmos, com os mais talentosos músicos da terra. Aliás, percussão é com a Bahia mesmo. Está mais que provado. Os metais não ficaram atrás: Acompanharam ressaltando a percussão com improvisos, de maneira original e muito criativa.

Tudo excelente, se não fosse o velho pecado baiano: A ALTURA EXCESSIVA DO SOM. Num ambiente fechado, com a acústica impecável da Casa da Bossa e cerca de treze instrumentistas no palco sendo, pelo menos, quatro na percussão, a ORQUESTRA INTEIRA tocou "pauleira" durante o show inteiro, como se estivessem ao ar livre, em um bloco de rua. Flagrei alguns expectadores tapando os ouvidos durante o show. Já, a maioria, mais acostumada ao carnaval baiano e seus estridentes trios elétricos, nem se abalava. Infelizmente, o som excessivamente alto é corrente em toda a Bahia.

Vale a pena conferir a percussão afro baiana e o sopro jazzistico juntos, executados com muito talento e criatividade. É um espetáculo sem igual. Mas não esperem um som suave e comportado!

A sonora Orkestra Rumpilezz estará na Casa da Bossa nas próximas quartas-feiras a R$ 30,00 o ingresso.

É bom fazer reserva, pois, como não tínhamos, o Sérgio e eu, quase que não conseguimos lugar!

Os ingressos estão á venda na Casa da Bossa - Largo de Santana, 117 - Rio Vermelho, do lado do Acarajé da Dinha.

Bilheteria e Reservas: (071) 3334 8922

5 comentários:

Sérgio Almeida Franco disse...

Muito bom seu comentário, meu caro Gabriel.

Depois de ter assistido a um show daquele como o da Rosa no TCA, onde a harmonia predominou da primeira à última música, vai ser muito difícil gostar de um espetáculo com tantos decibéis como foi esse da Casa da Bossa,com a orquestra do Letieres.

Unknown disse...

Caro Gabriel,
Em primeiro lugar agradeço seus comentários positivos quanto a Orquestra Rumpilezz, porém gostaria de fazer um observação de ordem técnica, que talvez tenha fugido a sua percepção. A Casa da Bossa não possui condições adequadas para receber uma Big Band com 20 músicos, portanto sua comparação com bloco de rua, deixa o leitor pensar que voce não é um "expert" em música instrumental.
Aproveitando o comentéario de Sergio Franco, o show de Rosa Passos que foi realizado no TCA (acustica incomparável), ademais com uma banda de 4 MÚSICOS! Enquanto na Casa da Bossa nos apresentamos com 20 MÚSICOS em um espaço infinitamente menor! não é com certeza uma questão de dinamica e descontrole musical.
Tocamos motivados pela vontade de apresentar e incentivar a música instrumental baiana, conscientes de que o local não possui as condições ideias como o TCA. Precisamos apoiar atos e demonstrações de sensibilidade e respeito que a Casa da Bossa nos conferiu a todos os baianos.
Obrigado pela existencia do SOJAZZ!

Abraço fraternal
Letieres Leite

Unknown disse...

Olá Gabriel,
Convidamos vc a assitir o ensaio do Rumpillez aqui no Fuarfuia, toda segunda, a partir das 21:00h. Você vai notar a diferença no som devido a acústica da nossa casa. A orquestra é excelente, infelizmente vc não teve a oportunidade de escutá-la em um local mais apropriado.

Anônimo disse...

Ola Pessoal!!

Gostaria de escutar esta banda aqui na internet. Como posso faze-lo? Adoro jazz e não saio quase nunca na noite mas li alguns comentarios sobre esta banda e fiquei curiosa. Fico no aguardo de uma resposta.

Obrigada........ Ayda

Anônimo disse...

O som da Orkestra é de extrema qualidade, a casa é que não ajudou com sua acústica.
A comparação com bloco de rua foi no mínimo "desastrosa".
Vá falar do que sabe Gabriel.
Ou se cale!