playlist Music

segunda-feira, 9 de abril de 2007

JAZZISTAS ITALIANOS - PARTE 3


Ricardo Arrighini , participa do quarteto de Francesco Cafiso , eletrificante jovem talento do jazz , passando às vezes quase desapercebido . Quando sola , deixa a platéia ofegante em busca de ar .
Para conhecê-lo bem , será necessário conhecer seus cinco discos , que chama de capítulos . É um projeto sobre a obra de Antonio Carlos Jobim , editados no selo italiano Philology .

Tem 38 anos e tocou exclusivamente música clássica entre os 7 e 24 anos . Quando perguntado sobre o que aconteceu aos 24 anos , ele responde instantaneamente : Oscar Peterson . Passou o ano de 1993 em Berklee , que considera muito importante . Depois retornou para a sua nativa Toscana e começou a praticar o Jazz. Agora comanda a linguagem do jazz com agilidade e profundidade e uma percussiva articulação lírica , reminiscente de outra influência : Michel Petrucciani .

Parece que seus novos discos prescindem de uma canção de Jobim . Mas a exploração de Jobim é profunda e comprometida , talvez só superada pelo próprio compositor. Os dois principais discos contêm uma complexa paixão pianística (Once I Loved) , uma apresentação suave , que gradualmente transforma-se em Corcovado e uma nova revelação de um material familiar : Garota de Ipanema .
Fonte : jazzTimes / Thomas Conrad

Nenhum comentário: