playlist Music

quarta-feira, 11 de abril de 2007

O FINAL FELIZ DA CASA DA BOSSA

Suzana Bello (esq.) e Ane (dir.)
Ninguém melhor do que Suzana Bello e Marcelo Galter para encerrar o fim de uma curta era: a Casa da Bossa !!!

Folgo em falar desses dois artistas musicais que na minha modesta opinião são os maiores do estado da Bahia. Ele, por conhecer com a profundidade dos gênios os complexos meandros do intrincado mundo da música, mas, sobretudo, pelo manejo excepcional, tanto do piano acústico como do teclado eletrônico.


Quem conhece Marcelo de perto, sabe perfeitamente que se trata, indubitavelmente, de um virtuose, de um gênio, cuja habilidade e destreza nada deve as grandes estrelas do universo jazzístico mundial de todos os tempos. Eu diria mais, ele vai muito além da esfera do Jazz e da Bossa Nova. Quem foi na feliz noite de sua colação de grau, em 2005, no salão nobre da Reitoria da UFBA, testemunhou sua incomparável competência ao executar peças clássicas de substancial dificuldade como se fossem uma simples música popular. Você, Marcelo, é motivo de grande orgulho para a Bahia e a Bahia se encontra em permanente débito com você porque ainda não te deu a medida exata do valor que merece.trata-se de um músico raro porque é impressionante a estreita intimidade que mantém com seus instrumentos.

Ele, ao tocar, nos brinda com improvisos magistrais, fazendo do piano um instrumento percussivo , no bom sentido, nos proporcionando sempre um espetáculo de rara beleza e diversidade.

Estas características invulgares, o tornam um músico extraordinário, dono de um estilo estritamente pessoal e inigualável , e por assim dizer inimitável e inconfundível.

Já Suzana, qualifica-se não só como a melhor cantora da Bahia bem como uma das mais brilhantes do Brasil !!! Trata-se de uma magnífica intérprete da Bossa Nova.

Cantar não é só simplesmente vocação, tem que ter sensibilidade. Não se restringe ao ouvido privilegiado. Vai muito além disso !!!

Com uma voz de média extensão, ela usa todo o recurso da técnica vocal para exibir um canto claro, suave/forte e de impecável afinação.

Ao cantar , por exemplo, Retrato em Branco e Preto, ela dá sempre a esta canção uma interpretação insuperável.

Os arranjos elaborados por Marcelo, casaram-se perfeitamente com o timbre, a densidade e a nitidez da voz de Suzana. É o talento se mesclando com a técnica para poder resplandescer e a união da técnica com o talento converte sua voz num cristalino instrumento musical, tornando privilegiado o seleto grupo de fãs que foram assistí-la na Casa da Bossa. E por falar em Casa da Bossa, seu fechamento representa uma perda incalculável para a qualidade da Bahia musical e para os músicos de Jazz e Bossa Nova como um todo.

Pelo menos, representou um sonho de seus proprietários, mas sobretudo uma tentativa heróica de melhorar a imagem musical da Bahia que para milhões Brasil afora, resume-se ao Axé, Pagode e outras baixarias que não valem nem a pena serem aqui citadas. Por outro lado, resta-nos sempre a doce esperança que esse triste panorama um dia se altere e que seja o mais rápido possível para felicidade e deleite de todos quantos amem a música de qualidade que só os sábios e os talentosos sabem compor, tocar e cantar !!!!!

Marcelo Galter


Sérgio Franco, Marcelo Galter, Gabriel Góes, Ane, Jorge Lima, Lourenço e Pinho


Autor: LOURENÇO CARVALHO.

Fotos: Ricardo Silva

Nenhum comentário: