playlist Music

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Festival de Jazz & Blues de Rio das Ostras

Festival de Rio das Ostras esquece a quantidade para valorizar a qualidade

VINICIUS MESQUITA, UOL Música

O saxofonista norte-americano Ravi Coltrane, que toca no festival de Rio das Ostras. Em sua 5ª edição, o festival de jazz e blues de Rio das Ostras priorizou a qualidade, escalando para a temporada de 2007 artistas mais notáveis e finalmente deixando de lado os coadjuvantes, que tinham como único objetivo 'engordar' a programação. Entre os dias 6 e 10 de junho, a pequena cidade litorânea do Estado do Rio de Janeiro apresentará gratuitamente músicos como o saxofonista Ravi Coltrane, o vibrafonista Stefon Harris, o grupo Soulive e o pianista brasileiro Dom Salvador, entre outros. Ravi, filho do saxofonista John Coltrane (1926-1967), é o mais festejado entre os convidados. Seu último álbum, 'In Flux', lançado em 2005, é o melhor de sua discografia, mas não foi lançado no Brasil. Além das composições densas e inspiradas, o disco traz um desafiador Ravi, contaminado pela coragem. Mesmo sabendo que as comparações seriam inevitáveis, o saxofonista assumiu a liderança de um quarteto com piano, baixo e bateria na retaguarda, formato que consagrou seu pai durante os anos 60."Eu nunca fiquei preocupado com isso", disse Ravi em entrevista pelo telefone. "A música de meu pai é uma referência para todos os compositores e solistas do jazz do planeta, por que não seria logo para mim? Na verdade, fico honrado quando dizem que minha música é parecida com a dele.

Música brasileira : O pianista Dom Salvador também não tem limites. Sua música já percorreu o samba-funk do grupo Abolição dos anos 70, atravessou a MPB dos tempos de Elis Regina e da fase área de Jorge Bem Jor e desaguou no jazz clássico para ganhar dinheiro e fama nos Estados Unidos. Depois de mais de 30 anos distante do Brasil, Salvador retornou para um espetáculo em 2003, no Chivas Jazz Festival. Outra novidade - para os brasileiros - será a presença do duo formado pela cantora Luciana Souza e o violonista Romero Lubambo, que tocam juntos nos Estados Unidos há mais de uma década, mas sempre tiveram uma enorme dificuldade para realizar espetáculos por aqui. Os dois pretendem mostrar um repertório baseado na bossa nova, no samba e nos standards do jazz.Além de Salvador Luciana e Lubambo, participarão do festival o bandolinista Hamilton de Holanda, o percussionista Naná Vasconcelos, a orquestra Kuarup, o guitarrista Big Gilson, além da banda Dixie Square Jazz Band, que fará pequenos shows em vários pontos da cidade.
Programação : Quarta-feira (06/06), Palco Costa Azul (20h), Orquestra Kuarup Big Gilson Blues Band, Naná Vasconcelos e Banda. Quinta-feira (07/06),Lagoa do Iriry (14h) ,Big Gilson Blues Band. Praia da Tartaruga (17h), Stefon Harris. Costa Azul (20h),Dom Salvador, Hamilton de Holanda,Michael Hill. Sexta-feira (08/06),Lagoa do Iriry (14h), Michael Hill.Praia da Tartaruga (17h),Ravi Coltrane. Costa Azul (20h), Stefon Harris, Roy Rogers Soulive. Sábado (09/06)Lagoa do Iriry (14h) Roy Rogers. Praia da Tartaruga (17h) Soulive. Costa Azul (20h),Luciana Souza e Romero Lubambo, Ravi Coltrane, Robben Ford. Domingo (10/06),Lagoa do Iriry (14h) Dom Salvador Praia da Tartaruga (17h)Robben Ford

Nenhum comentário: