playlist Music

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Chet Baker é relembrado em documentário

O trompetista norte-americano Chet Baker (1929-1988), que é retratado no documentário "Let's Get Lost".

Cineasta Bruce Weber afirma que seu filme sobre o lendário trompetista de jazz nunca quis "expor as entranhas" do personagem.

Festival Iguatemi FilmeFashion homenageia o fotógrafo, que também é cineasta, e exibe o inédito "Let's Get Lost", de 1988, documentário sobre o famoso trompetista.

Vejam trecho da entrevista que o cineasta concedeu à Folha de São Paulo :

FOLHA - Em "Let's Get Lost", vários entrevistados comentam o poder de sedução de Chet Baker. Como isso influenciou o documentário? BRUCE WEBER - Quando comecei a fazer o filme, eu já era fã de Chet. Ele foi um ícone de estilo e atitude, era extremamente cool. Começamos o documentário um ano antes de sua morte. Chet já estava envelhecido, mas ainda tinha capacidade de seduzir a todos com seu charme. Uma vez que você entendia esse traço de sua personalidade, tudo ficava mais fácil. Às vezes, as pessoas dizem coisas lindas, duras ou interessantes e todos se perguntam se aquilo é verdade. Não quero saber se o que Chet disse era 100% verdade, minha intenção nunca foi expor suas entranhas. Só importa que ele tenha tido coragem de se expor à sua maneira. Não faço documentários tradicionais, não tenho esse tipo de pacto com a verdade.

FOLHA - Quando Chet morreu, em 1988, você estava editando o filme. Como reagiu à notícia? WEBER - Eu estava na sala de edição quando alguém chegou com a notícia. Eu e minha equipe deitamos no chão e ficamos em silêncio, alguns choraram. Levantamos e fomos para casa. Depois de duas semanas, eu disse: "Vamos terminar, em homenagem a ele". Chet tinha problemas com drogas e bebidas, e eu alimentava a fantasia de que poderia salvá-lo. Houve boatos sobre suicídio, mas a versão oficial, na qual acredito, é que ele caiu de uma janela.
Vejam entrevista na íntegra no link : http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2108200707.htm

Nenhum comentário: