playlist Music

sábado, 15 de setembro de 2007

TRILHA SONORA DO NOVO DUCUMENTÁRIO DE KEN BURNS JÁ DISPONÍVEL PELA LEGACY RECORDINGS


O novo documentário de Ken Burns dedicado à Segunda Guerra Mundial, um épico de 15 horas entitulado “A Guerra” estreará no próximo dia 23/09.

O maior projeto de Ken Burns, após o “Jazz” realizado em 2001, apresenta uma trilha sonora baseada nos clássicos do jazz de Benny Goodman, Duke Ellington, Count Basie e Nat King Cole , na música pop , à qual o jazz muito deve, com clássicos de Bing Crosby e Les Paul , novas gravações de Norah Jones e Bill Charlap e três composições de Wynton Marsalis (na foto).

A parceria entre Marsalis e Burns iniciou-se com o controvertido documentário ”Jazz” , em que Marsalis foi diretor musical e co-produtor , continuando com "Unforgivable Blackness", biografia do legendário boxeador afro-americano , Jack Johnson , que Marsalis musicou inteiramente.

Enquanto em "Unforgivable Blackness" , Marsalis enfocava os primeiros trinta anos do século vinte com composições moldadas no estilo da época e originais de Jelly Roll Morton, W.C. Handy e Artie Matthews , utilizando os mesmos arranjos , o maestro da Jazz at Lincoln Center , no novo documentário, alinha músicas suingadas do repertório da época da Segunda Guerra Mundial, a exemplo de “Until I’m in Your Arms Again” , única música em que Marsalis toca trompete, com músicas opacas e asperamente emotivas que dão o clima do filme (“Movin’ Back,” apresentando a sombria slide guitar de Doug Wamble).
Sob a batuta de Marsalis estão a violoncelista Amanda Forsyth, o violinista Mark O’Conner, o baterista Ali Jackson, o baixista Carlos Henriquez, e os saxofonistas Walter Blending Jr. e Victor Goines.

A trilha apresenta , ainda , versões de “American Anthem“ , composição de Gene Scheer , sendo uma cantada por Norah Jones e outra instrumental , executada por Bill Charlap e Amanda Forsyth . As gravações antigas são apresentadas com o áudio revigorado, com destaque para “Copland: Concerto for Clarinet, Strings, Harp and Piano”, datada de 1962, executada por Aaron Copland & the Columbia Symphony com Benny Goodman.

Nenhum comentário: