playlist Music

domingo, 28 de outubro de 2007

MARTIN BEJERANO EVOLUTION/REVOLUTION


Adicione Martin Bejerano à lista de jovens pianistas que vai de Hiromi Uchara a Eldar Djangirov e de Robert Glasper e Taylor Eigsti . Bejerano não está vindo de qualquer lugar. Ele passou cinco anos nas bandas de Roy Haynes e Russell Malone.

Em primeiro lugar, Bejerano toca rápido. Através de “Evolution/Revolution”, seu primeiro disco como líder, lançado pela Reservoir, desafia seus companheiros a manter-se firmes na pegada. É o que eles fazem e muito bem, mesmo quando estão diante de rápidas mudanças de acordes da sua composição “Blues Evolution” e da segura estrutura 9/8 de “Cubano Arrependito”. Edward Perez empunha o baixo com grande destreza e Ludwig Afonso está “energético” e suigante na bateria.

A interpretação do “standard” Lover Man mostra-se suave no início, mas depois se transforma e qualquer pretensão para balada é descartada.

O coração de Bejerano parece está sintonizado com o bebop. A versão do trio para “Bouncing with Bud” de Bud Powell é tão autêntica que poderia ter sido gravada 50 anos atrás e “Solar” de Miles Davis é tão convincente , tão madura, que poderia ser confundida com uma versão do trio de Keith Jarrett tocando “standards”.

Bejerano arrisca-se em uma versão solo de “Monk’s Dream” , onde demonstra autoridade , viajando para longe do tema e sem perder o caminho. Que estréia. Outros jovens deveriam observar Martin Bejerano.

Fonte: JazzTimes/ Steve Greenlee

Nenhum comentário: