playlist Music

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

JERRY BERGONZY - TENORIST


As credenciais do saxofonista Jerri Bergonzi estão bem documentadas no campo educacional. Suas qualidades , entretanto, são demonstradas quando toca seu sax tenor com criativas harmonias e segurança rítmica com seu quinteto sem piano.

Nas notas de apresentação do disco ele reverencia o guitarrista John Abercrombie como um fator chave nas nove performances do CD , a maioria das quais constituída de peças originais. Tocando com Abercrombie ele diz : “Não é como tocar com qualquer guitarrista. Você nunca sabe que som ele emitirá, e se você quer inspirá-lo, prepare-se para ser inspirado.”

Esta observação soa verdadeira após a audição de “Tenorist”, lançado pela Savant, estando a banda se movendo lentamente e confiantemente no blues “Gecko Plex”com Bergonzi e Abercrombie apresentando “linhas angulares” e “desenhos intricados” ou suingando livremente em “Reference”, uma agradável evocação a Lee Konitz e Warne Marsh .

Referências estilísticas são evidentes. A linguagem harmônica de Benny Golson em “Table Steaks” é inspirada em “Stablemates”, e há renovadas interpretações de “Pannonica” de Thelonius Monk e “La Mesha”de Kenny Dorham. A peça de Monk justapõe o tom ácido de Bergonzi com o lirismo de Abercrombie, enquanto a música de Dorham encontra-os em rápida sincronia com a pulsação do baixista Dave Santoro e do baterista Adam Nusbaum.
Freqüentes colaboradores , os quatro músicos mantêm uma atmosfera de espontaneidade que passa de uma faixa a outra e ajuda a produzir a tensão e surpresa que Bergonzi deseja criar.

Fonte : JazzTimes / Mike Joyce

Nenhum comentário: