playlist Music

domingo, 30 de dezembro de 2007

AKIKO TSURUGA - SWEET AND FUNKY


O sucesso de Akira Tsuruga é o sinal de uma pequena comunidade global de música ou outro caso de alguém de fora dando nova vida a um ainda vital velho gênero ?. Tsuruga , uma residente em Nova York , que se alojou por lá há seis anos, vindo de Osaka, Japão, utiliza poderosos “cortes”, apresenta uma boa pegada, um impecável senso de suingue e um extraordinário ouvido para nos lembrar de coisas que sempre amamos sobre a tradição do trio de órgão.

“Sweet and Funky” , lançado pela 18th & Vine, vem como uma cadeia de inspiradas sessões com a organista demonstrando porque devemos nos entusiasmar com sua performance e de seus acompanhantes: o guitarrista Eric Johnson e o baterista Vince Ector e, em algumas faixas, o percussionista Wilson “Chembo” Corniel.

Ela , também, apresenta perfil para compositora, transformando em rápido bop o blues “Meanie Quennie”, influenciada por Brother Jack McDuff, que tinha como contratado, nos anos 70, o guitarrista Eric Johnson, e por outro usuário do B-3, Dr. Lonnie Smith, em “DLG”, uma energética apresentação com repentinas paradas.

Tsuruga demonstra habilidade para rearranjar peças familiares. A guitarra de Johnson “chora” antes de preparar o terreno para a organista solar de forma vibrante em “Stormy Weather”, fazendo variações belíssimas. A profunda “Saving All My Love For You” abre com uma sugestão de “Killer Joe”. Já em “Where is The Love” o órgão e a guitarra dividem partes da melodia. “Polka Dots Moonbeans” é recriada como bossa nova. “Broadway”, acelerada, remeterá os ouvintes sorrindo para casa, para um prazeiroso drinque com um dos mais surpreendentes disco do ano.

Fonte: Downbeat / Philip Booth
Cotação : **** (Muito Bom)

Nenhum comentário: