playlist Music

sábado, 15 de dezembro de 2007

UNIVERSIDADE IDAHO ANUNCIA DIVULGAÇÃO DA COLEÇÃO DE LEONARD FEATHER


A Universidade de Idaho completou a digitalização da coleção de áudios jazzísticos de Leonard Feather , que será adicionada à sua Coleção Internacional de Jazz , criada com doações de materiais pertencentes a Lionel Hampton em 1992. No ano passado, a fundação GRAMMY doou à Universidade $36,000 para garantir a preservação e digitalização das últimas fitas e gravações de Feather, que possuem significado histórico.
.
Feather (na foto), que foi um renomado crítico de jazz, compositor, pianista, jornalista e produtor, participou do projeto da Coleção Internacional de Jazz até a sua morte , ocorrida em 1994. Sua coleção foi repassada à Universidade de Idaho para complementar a coleção doada por Hampton.

Acrescidos aos numerosos arquivos de áudio, que contêm entrevistas e performances raramente ouvidas ou nunca antes publicadas dos pioneiros do jazz, a coleção de Feather inclui álbuns de recortes datados de 1933 a 1994, sua biblioteca pessoal e coleção de músicas, muitas fotos autografadas pelos gigantes do jazz, tais como Ray Charles, Billie Holiday, Henry Mancini, the King Cole Trio, Quincy Jones, Dizzy Gillespie , Joni Mitchell dentre centenas de artistas que fazem parte da sua coleção.

Além do valor para os amantes do jazz , os artefatos jazzísticos da coleção de Feather servem como material de pesquisa. Muitos dos ítens que estão digitalizados estão disponíveis para acesso on-line através do site www.ijc.uidaho.edu/Exhibits/exhibit2/vexmain2.htm ou na sala de leitura da Biblioteca de Idaho. A coleção de Feather , durante as negociações com a Universidade, ficou brevemente inacessível , sendo estimada em torno de $500,000.

A Coleção International de Jazz( IJC, sigla em inglês) será aberta ao público durante o festival internacional de jazz da "Universidade Coleção Internacional de Jazz Lionel Hampton" , que ocorrerá de 20 a 23 de fevereiro de 2008. Maiores informações acessem www.ijc.uidaho.edu

Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: