playlist Music

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

ALAN BERGMAN - LYRICALLY,ALAN BERGMAN


Marido e mulher letristas, Alan e Marilyn Bergman ocuparam o nicho entre os grandes autores musicais ao tempo em que os grandes nomes do chamado "Great American Songbook"- Cole Porter, Irving Berlin, Frank Loesser, Ira Gershwin, Rodgers e Hammerstein - estavam saindo de cena. O cenário foi ocupado por maestros de rock, disco e, ultimamente, rap. Os Bergman permaneceram em sua trilha, elaborando muitas das belas e duradouras composições da metade do século passado.Suas canções escritas em parceria com Johnny Mandel, Michel Legrand, Dave Grusin e Marvin Hamlisch, ganharam 16 indicações para a "Academy Award", três Oscars, quatro Emmys e dois Grammys. Eles, também, ganharam milhões em venda com sucessos de Frank Sinatra, Streisand e Neil Diamond.

Entretanto, nunca, sua obra foi carinhosamente apresentada como nestas treze faixas do CD "Lyrically,Alan Bergman", editado pela Verve, com o próprio Alan Bergman no vocal, acompanhado por uma seção rítmica composta pelo baixista Christian McBride, o baterista Jeff Hamilton, o trompetista Till Bronner e o pianista Frank Chastenier, que Randy Waldman substitui em duas faixas.

A voz de Bergman é uma revelação, sugerindo Sinatra na maturidade e apresentando a suavidade de Fred Astaire, além de um toque sonhador de Chet Baker. Envolvido em arranjos que enfatizam as letras, como as conhecidas "The Windmills of Your Mind", "Nice 'n' Easy", The Summer Knows", "You Don't Bring My Flowers"e "The Way We Were", que se distanciam das versões familiares, enquanto as menos conhecidas "Love Like Ours", "What Matters Most", "I'll Be There" e a energética "The Face", originalmente escrita para Fred Astaire, têm o preciso tratamento que merecem.

Fonte : JazzTimes / Christopher Loudon

Nenhum comentário: