playlist Music

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

BRUCE HORNSBY - CAMP MEETING


Bruce Hornsby, o cantor e pianista que será conhecido para sempre pelo seu sucesso politicamente correto "The Way It Is ", moveu-se em direção a Harry Conick Jr., abandonando sua vocalização por um álbum de jazz instrumental. Porém, a transição de Hornsby é mais radical por três razões. Uma, a despeito de seu conhecimento jazzístico, ele é bem conhecido como um músico pop. Duas, ele está trabalhando em um trio, enquanto o grupo de Connick sem vocal é um quarteto em que os solos são partilhados com um saxofonista. Três, e aqui é que está o grande lance, Hornsby recrutou dois dos melhores músicos da cena jazzística : o baixista, Christian McBride e o baterista, Jack DeJohnnette.

Hornsby, adicionalmente, providenciou um espetacular programa para "Camp Meeting" , misturando temas conhecidos ( "Solar", "Giant Steps" ,"Straight No Chaser") com alguns originais ( "Camp Meeting", "Stacked Mary Possum") e composições menos conhecidas de gigantes do jazz ( "Questions e Answers" de Ornettte Coleman, "Death and Flower" de Keith Jarrett). O divertido é que se me fosse perguntado quem seria o pianista que estaria tocando, eu poderia dizer após duzentas tentativas. Nada soa como música pop. Não só a sua performance é marcante , como é boa a interação entre os músicos da banda. A música apresenta diversas variações. Soa como Keith Jarrett, Chick Corea, Bud Powell e Bill Evans, e é como se não fosse nenhum deles.

A interpretação de Giant Steps segue a rápida sucessão de acordes mutantes de John Coltrane, que não se repetem até o final. A composição de Thelonius Monk, "Straight No Chaser", é renovada com um toque "funky" , que até parece uma nova música. Sua composição, "Charlie, Woody and You" apresenta suas mãos contrastando entre si. A base fornecida por McBride e DeJohnette é magnífica. Convidados para tentar algo novo, eles tocam com alto senso de liberdade. Se prosseguirem com a experiência, serão uma renovação para o formato de trios de piano.

Fonte : JazzTimes / Steve Greenlee

Um comentário:

Anônimo disse...

É bom lembrar que Hornsby foi conteporâneo de Pat Mtheny e Jaco Pastorius na Miami University na década de 70.