playlist Music

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

JACKIE RYAN - YOU AND THE NIGHT AND THE MUSIC


Para uma cantora como Jackie Ryan , que tem superlativas qualidades, quatro anos é bastante tempo entre os lançamentos de seus discos. Seu último CD, o quarto lançado pela Open Art, prova a dureza da espera. Se há alguma dúvida , "You and The Night and The Music", confirma o status de Ryan como uma das melhores vocalistas de Jazz de todos os tempos. Ela está no mesmo nível da turma da Tríplice Coroa, revelando a habilidade rústica de Sarah Vaughan, a esperteza de Carmen McRae e a cintilante energia de Diana Kral.

Em discos anteriores, Ryan, sagazmente, fez seleção de músicas que compõem o "Great American Songbook", e juntou-as às suas belas composições. Ela optou por uma série de standards. Como sempre suas escolhas são interessantes e satisfatórias. Sua "Let There Be Love", uma das cinco faixas , belamente enriquecida pelo saxofonista Red Holloway, é envolvente como Nat King Cole, em 1961, gravando com George Shearing. O fogo inicial da canção título é como se fosse um traço de união com as faixas "The Best is Yet To Come" e "I Just Found Out About Love", e a sua composição 'Wild is The Wind", é seguramente uma das melhores versões já gravadas.

Ryan é capaz de navegar na romântica "Moonlight", de Marilyn e Alan Bergman, que é raramente ouvida, e busca sua herança mexicana em "Besame Mucho" e interpreta com emoção "While We're Young" com uma ternura hipnotizante. Mas, entre as catorze faixas, o mais belo tratamento é dado a "You Are There" de Dave Frishberg e Johnny Mandel, apenas com Carol Robbins acompanhando-a com a harpa.

Fonte : JazzTimes / Christopher Loudon

Nenhum comentário: