
Bebo Valdés, pianista cubano , lançará um novo disco, “Live at the Village Vanguard “, no próximo dia 02 de Setembro.
As catorze faixas do álbum, gravado em Novembro de 2005, contém um conjunto de composições originais, boleros e clássicos da música cubana compostos por Ernesto Lecuona. Também inclui a apresentação de “Waltz for Debby” de Bill Evans, que foi tocada por este no Vanguard em 1961.
Valdés, que fará noventa anos em 19 de Outubro , é bem conhecido pela sua mistura de música cubana e jazz. Acompanhando-o durante a performance no Vanguard esteve o baixista Javier Colina. Valdés refere-se a Colina como “um dos melhores baixistas com que já toquei durante a minha vida e, certamente, o mais completo”
Valdés começou como pianista em Havana, Cuba, e veio a ser diretor musical do famoso Tropicana Club. Do início dos anos 40 até o início dos anos 50, Valdés trabalhou com artistas como Nat “King” Cole e Sarah Vaughan. Durante aqueles anos, Valdés veio a ser conhecido como um dos melhores pianistas de Cuba, bem como compositor, arranjador e líder de orquestra.
Com a revolução comunista crescendo forte nos anos 50, culminando com a revolução cubana em 1959, Valdés criou a “Sabor de Cuba Orchestra” como pretexto para deixar o país. Ele estabeleceu-se na Suécia no meado dos anos 60, e lá permaneceu até fixar-se na Espanha em 2007.
Valdés oficialmente se aposentou em 1990. O saxofonista cubano Paquito D’Rivera encontrou com ele quatro anos mais tarde para gravar uma sessão. A colaboração resultou no disco Bebo Rides Again em 1995.
Desde então, Valdés tem lançado vários discos premiados com o Grammy, incluindo “Bebo De Cuba” de 2005 que recebeu o Grammy para o melhor álbum de jazz latino.
Fonte : JazzTimes / Melissa Daniels
Nenhum comentário:
Postar um comentário