playlist Music

segunda-feira, 14 de julho de 2008

CHARLIE HADEN RETORNA ÀS SUAS RAÍZES EM NOVO CD


O baixista Charlie Haden ,(na foto), começou a ouvir as canções tradicionais norte-americanas em estações de rádio junto com sua família na década de 30, quando tinha apenas dois anos de idade. A carreira de Haden completa o círculo.

O novo álbum de Haden, “Ocean of Diamonds”, inclui canções tradicionais , baladas , bem como composições originais da família de Haden no estilo “folk-country” similares as que ele tocava quando criança.

O disco será lançado no próximo dia 23 de setembro pela Decca Records. A gravação apresenta seu costumeiro colaborador, o guitarrista Pat Metheny, bem como convidados como Bela Fleck, Elvis Costello, Vince Gill, Bruce Hornsby, Ricky Skaggs, Roseanne Cash, Dan Tyminski, Jerry Douglas e Sam Bush.

Os quatro filhos de Haden —o filho Josh e as filhas Petra, Tanya e Rachel— cantam e fazem coro em várias faixas. Seu genro , o ator e músico Jack Black, também contribui para o trabalho da família, cantando a tradicional “Old Joe Clark.” O álbum foi co-produzido pela esposa de Haden, Ruth Cameron.

Em sua longa carreira, Haden trabalhou com músicos que alcança diversas eras e gêneros, artistas que vão de John Coltrane e Keith Jarrett até Beck e Ringo Starr. Haden, que tem 70 anos, começou tocando músicas americanas nos estilos “folk” e “country” em estações de rádio populares como WSM em Nashville e KWTO em Springfield, MO, no final da década de 1930.

O baixista alcançou sucesso de crítica como membro do quarteto de Ornette Coleman nos anos 50. Haden também tocou com Keith Jarrett, ao lado de Paul Motian e Dewey Redman de 1967 a 1976.

Desde 1986, Haden tem tocado e gravado com o “Quartet West” , composto pelo saxofonista Ernie Watts, o pianista Alan Broadbent e o baterista Larance Marable.

Haden continua pesadamente envolvido como líder da política e socialmente focada “Liberation Music Orchestra - LMO” , uma experiência em ‘free jazz” e trabalho experimental coletivo com uma formação aberta e reflexiva desde sua concepção nos anos 70. Ao lado da orquestra está a compositora e arranjadora Carla Bley. O mais recente trabalho da LMO foi seu quarto disco , lançado em 2005’, “Not in Our Name”.

Fonte :JazzTimes / Melissa Daniels
.

Nenhum comentário: