
Da mesma maneira que o disco do Roy Hargrove, “Earfood” (Emarcy, 2008), atualiza “Cornbread” (Blue Note, 1965) de Lee Morgan, o album de Jeremy Pelt, “November”, atualiza “Miles Smile” (Columbia/Legacy, 1966) de Miles Davis. Se criatividade e arte podem ser avaliadas nas dimensões vertical e horizontal, os trabalhos de Morgan e Davis representam progressões horizontais para a arte do jazz dentro de novas áreas, onde as contribuições de Hargrove e Pelt apresentam elaborações verticais daqueles prévios trabalhos.
Jeremy Pelt (com sua banda WiRED) apresentou em “Shock Value: Live at Smoke” (MaxJazz, 2007), uma exploração do estilo de Miles gerado com “Live at the Fillmore East (March 7, 1970): It's About That Time” (Legacy, 2001). Pelt retorna a um completo formato acústico em “ November”, mas sua música não é mais insípida que a as gravações de Miles efetuadas com seu segundo quinteto .
“November” é uma suíte completa na linguagem do post-bop , uma espécie de “Also Sprach Zarathustra” jazzística. “Mata” apresenta cinco minutos completos de introdução, uma forma livre de um recital sem nenhuma resolução. Aqui e ao longo do disco podemos ouvir o espírito do falecido Anthony Tillman Williams, que foi baterista de Miles Davis, que mantém todos os aspectos da percussão no jazz nos últimos cinqüenta anos.
As composições de Pelt são todas firmementes angulares e ansiosas, sendo profundas e etéreas. Seu trompete é “mordaz” e doce. A entonação é muito mais de sua propriedade. A escolha de JD Allen para tocar saxofone tenor foi um bela sacada, pois Allen é um dos mais finos tenoristas "post bop" em atividade. O disco “November” é uma atrativa experiência do início ao fim. Você sente falta de “Nefertiti” (Columbia/Legacy, 1967)? Não sentirá mais.
Faixas: Mata; Avitar; Clairvoyant; Dreamcatcher; Phoenix; Rosalie; Monte Cristo; Nephthys; 466-64 (Freedom Fighters).
Banda: Jeremy Pelt: trompete; JD Allen: saxofone tenor ; Danny Grissett: piano; Dwayne Burno: baixo; Gerald Cleaver: bateria.
Fonte : All About Jazz / C. Michael Bailey
Nenhum comentário:
Postar um comentário