playlist Music

domingo, 21 de setembro de 2008

JOE ASCIONE QUARTET – MOVIN´UP (Arbors Records [2008])


“ Movin' Up” é o perfeito CD para os que gostam do jazz dentro dos cânones da tradição e com suíngue, sendo ao mesmo tempo tradicional e imaginativo. Estes adjetivos também descrevem o versátil baterista Joe Ascione, o “sideman” convidado a participar de centenas de gravações de outros músicos. Gravado em Outubro de 2007, este é seu terceiro disco como líder, e é bom do começo ao fim.

Para ser mais específico “Movin' Up” começa com a contagiante faixa que intitula o disco, composta por Ascione, revela o grande talento da banda, incluindo o excelente John Concuzzi , que toca piano e vibrafone (e em sua participação vocal em “It Was a Very Good Year,” soa como Freddie Cole). No final uma deliciosa segunda linha surge em “Aba Daba Honeymoon”. Entre estas faixas, o CD é uma jornada agradável através de uma brilhante paisagem de românticos “standards”.

Momentos áureos abundam. O maravilhoso arranjo de Ascione de “So In Love” (sua própria canção de casamento) com sua bateria soando como em uma escola de samba. A participação completa do clarinetista Alan Vaché eleva o tom choroso ao sublime, e o baixista Frank Tate mantém-se firme na pegada. O complexo trabalho de Ascione em “Zip-A-Dee-Doo-Dah's Got Rhythm” e o brilhante sabor latino/caribenho em “True Love” são destaques. A versão em sete minutos de “Get Out of Town” suinga pesado, bem como a versão de “Love Walked In”. “The Touch of Your Lips” dá um toque de suavidade, sem deixar de ser propulsivo. Ascione também “refresca” em “Summertime” a bela composição de Gershwin, enriquecida com batida afro-cubana, aliada a um intricado solo de bateria.

A experiência é enriquecida pelas linhas articuladas de Ascione, que apresenta suas aspirações e intentos e, junto com sua banda, alcança pontos altos. A experiência prazeirosa é uma grande oferta para os ouvintes. “Movin' Up” tem estilo e classe e reflete o ponto alto de uma carreira de sucesso. Como Ascione diz, “A festa continua!” E assim seguimos. Drinques e salgados? Claro. Estaremos lá.

Faixas: Movin' Up; So in Love; Zip-A-Dee-Doo-Dah's Got Rhythm; I've Grown Accustomed to Her Face/Norwegian Wood; True Love; It Was a Very Good Year; Love Walked In; Summertime; The Touch of Your Lips; Get Out of Town; The Aba Daba Honeymoon.

Fonte : All About Jazz / Dr. Judith Schlesinger

Nenhum comentário: