playlist Music

sábado, 4 de outubro de 2008

DANILO PÉREZ - ACROSS THE CRYSTAL SEA (Emarcy [2008])


Durante o curso da colaboração em “Across the Crystal Sea” , o pianista Danilo Perez e o arranjador Claus Ogerman desafiaram as convenções , tanto quanto as utilizaram para seus próprios fins. Como as cores em uma tela parece à primeira vista em tom pastel, mas uma inspeção mais próxima revela tons profundos, o contraste da orquestração com a banda de jazz liderada pelo veterano pianista é simbiótico com abundantes surpresas.

Descrever este álbum meramente como um trio mais cordas não causará maiores incertezas, mesmo quando mencionarmos que as composições são baseadas em compositores clássicos. O fato é que duas unidades envolvem o projeto, ainda que gravados separadamente, unido em um na produção de Tommy LiPuma (e na engenharia de som de Al Schmitt).

A participação da vocalista Cassandra Wilson em duas faixas, que verdadeiramente não constitui em ponto alto do disco , está plenamente integrada ao espírito do projeto. Definindo “(All of a Sudden) My Heart Sings” como “melaço de beira de estrada”, esta é uma simples interpretação dentro do conceito que este álbum sugere, mas apresenta uma sensualidade que eleva a performance. “Lazy Afternoon” encontra a voz de Wilson utilizada como um instrumento, sendo notável a clareza com que enuncia a letra. Em outra parte a rica presença de sua voz aparece para elevar o ouvinte do coração à mente. O perfeito ar langoroso criado nesta faixa é o primeiro crescente suave que aparece no disco. Pérez, correntemente um dos brilhantes participantes do grupo de Wayne Shorter e do trio que incluí Lewis Nash na bateria e Christian McBride no baixo, toca com perfeito equilíbrio dentro dos arranjos de cordas de Ogerman, vibrando e flutuando em câmera lenta. Há mais que um eco de Jobim na canção título. Não por causa da presença do percussionista Luis Quintero, mas porque a orquestração balança suavemente, em sintonia com o trio.

O preciso som disperso do piano, baixo e bateria é um perfeito contraponto e complemento para as peças de orquestra inspiradas em Massenet (”The Saga of Rita Joe”), Rachmaninoff (”If I Forget You”) e Sibelius (”Rays and Shadows”). A atmosfera é sombria , como a de clube de jazz, com um ar tropical com ondas suntuosas de cordas delicadas e densas em reciprocidade rítmica.

Há pouco senso de tensão no curso das oitos faixas , até ”Another Autumn” flutuar para finalizar ...só para reaparecer em brilhante desenlace como antítese da melancolia, usualmente associado com o outono em sentido metafórico. Deste modo, “Across the Crystal Sea” vem a ser circular e ciclíco, um notável trabalho criado por dois artistas com suas distintas visões musicais , cujos traços eles partilham para formular um conceito que é inteiramente único em seus próprios termos.

Faixas: Across the Crystal Sea; Rays and Shadows; Lazy Afternoon; The Purple Condor; If I Forget You; (All of a Sudden) My Heart Sings; The Saga of Rita Joe; Another Autumn.

Fonte : Jazz About Jazz / Doug Collette

Um comentário:

Unknown disse...

Em meio a depressão musical que assola o Planeta,"Across the Crystal Sea" é um Oasis de esperança para as futuras gerações, desde a condução e orquestrações, produção,vozes, performance de cada musico, do Grande-piano ao mais sutíl tilintar da percussa!
Alex Malheiros