
Este é o segundo álbum do baixista Mario Pavone lançado em 2008, e tem uma pegada mais forte que o anterior (Trio Arc), também lançado pela Playscape. Em marcante contraste com o trio de piano , o quinteto tendo à frente dois saxofones tenor , mostra-se mais pulsante. O resultado contrastante é um bom exemplo da quantidade de áreas que Pavone atua.
Ele é ajudado neste aspecto por ter bons ouvidos. Há ocasiões, como na animação febril de "Pachuca," onde ele está por completo envolvido na música, tão propulsivo como um ilustre baixista do título deveria ser, mesmo quando ele está quebrando o tempo e tomando toda sorte de liberdade com ele.
A idéia de dois tenores na linha de frente é potencialmente fértil e complicada, mas Pavone é cuidadoso com a atuação dos saxofonistas. Há bastante contraste nas abordagens de Jimmy Greene e Tony Malaby para assegurar que o sentimento da mesmice não se estabeleça. O trabalho de Malaby é mais turbulento que o de Greene, trabalhando mais livremente as “costuras” entre eles. Traz uma espécie de graça agitada , que é sintomática de um músico multifacetado , que está seguro do que está fazendo.
O estágio em que os dois tenoristas estão é confortável, e este sentimento , talvez, seja mais fortemente sentido na turbulência elegante de "Strata Blue". O arranjo do guitarrista Michael Musillami areja a composição e o pianista Peter Madsen aproveita seu solo para apresentar intrigantes variações. O fato da seção rítmica ser flexível e atenta para qualquer possibilidade , parece emprestar à música um ar de simplicidade, que não é uma façanha pequena diante da complexidade do material.
O mesmo ocorre em "Beige Structure", onde o espírito de Steve Lacy é evocado e não meramente porque os saxofonistas inicialmente empunham saxes sopranos. É um exemplo da distintiva voz composicional de Pavone , e mais uma vez a banda mostra serviço, evidenciando a notável coesividade do grupo, mesmo quando evitam as derrapagens naturais quando tocam conjuntamente.
Faixas: Ancestors; Strata Blue: Tomes; Iskmix; Arc For Puppy; Beige Structure; Pachuca; Andrew.
Músicos: Mario Pavone: baixo; Tony Malaby: saxofone tenor, saxofone soprano; Jimmy Greene: saxofone tenor, saxofone soprano; Peter Madsen: piano; Gerald Cleaver: bateria.
Fonte : All About Jazz / Nic Jones
Nenhum comentário:
Postar um comentário