playlist Music

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

STANLEY JORDAN - STATE OF NATURE (Mack Avenue Records [2008])


O guitarrista Stanley Jordan tem deslumbrado platéias desde o meado da década de 80 com sua inovativa performance com o toque das duas mãos na guitarra. Seu disco de estréia , em 1985, pela Blue Note Records , “Magic Touch” , obteve sucesso comercial e assegurou sua posição na indústria da música como um herói do seu instrumento. Em “On State of Nature”, sua estréia pelo selo baseado em Detroit, Mack Avenue Records, Jordan, ao lado do baixista Charnett Moffett e dos bateristas David Haynes e Kenwood Dennard, exibe sua técnica pioneira através de um bem concebido programa de “standards” e composições originais.

Os destaques incluem a bem arranjada e prolongada abertura de "A Place in Space" e o solo de guitarra em "Andante from Mozart's Piano Concerto #21". Em diversas faixas, o nativo da California adiciona outra dimensão à sua técnica apresentando-se ao piano e na guitarra simultâneamente . Isto não significa que ele seja um pianista eficiente com suas improvisações, utilizando a mão direita, que não tem o mesmo fervor emocional que apresenta na execução da guitarra.

Tão impressiva como isto, entretanto, é a decisão de apresentar um enfoque já gasto em músicas como "All Blues" de Miles Davis e "Song for My Father" de Horace Silver, que demonstra ser rotineiro. O álbum encerra com uma elevada travessura em "Steppin' Out" de Joe Jackson apresentando uma comovente performance na guitarra e uma doce vocalização da filha de Jordan, Julia.

Faixas: A Place in Space; All Blues; Forest Garden; Insensatez (How Insensitive); Andante from Mozart Piano Concerto #21; Song for My Father; Mind Games #1; Ocean Breeze; Healing Waves; Mind Games #2; Shadow Games; Mind Games #3; Prayer for the Sea; Steppin´ Out.

Fonte : All About Jazz / John Barron

Nenhum comentário: