playlist Music

sábado, 13 de dezembro de 2008

CHARLES TOLLIVER E JASON MORAN NA COMEMORAÇÃO DO 50º ANIVERSÁRIO DE MONK


“Duke Performances and the Center for Documentary Studies” da “Duke University” apresentará dois concertos nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro para celebrar o 50º aniversário do concerto seminal de Thelonious Monk no “Town Hall” em Nova York, a primeira vez em que a música de Monk foi interpretada por uma “big band”.

O trompetista Charles Tolliver e o pianista Jason Moran homenagearão Monk (na foto) apresentando músicas do concerto original , utilizando gravações e imagens nunca apresentadas antes, obtidas durante os ensaios pelo legendário fotógrafo W. Eugene Smith, que também viveu no “Jazz Loft”, o edifício onde Monk e sua banda praticavam. A “WNYC Radio (93.9 FM and wnyc.org)”, a maior estação de radio pública dos Estados Unidos, transmitirá um programa ao vivo com o concerto do dia 26 de Fevereiro, apresentado por Terrance McKnight , responsável pelo programa “Evening Music”, e gravará o concerto do dia 27 para posterior transmissão.

Seguem detalhes da programação :

26 de Fevereiro de 2009 – 20h

Charles Tolliver—"The Thelonious Monk Orchestra at Town Hall, 1959: Reviving a Landmark”

Um encantador trompetista auto-didata e um virtuoso arranjador, Charles Tolliver assistiu ao concerto de Monk no “Town Hall” em 1959 , quando adolescente, e abraçou os ritmos afro-americanos , a sonoridade copiosa e a dinâmica orquestral dos grupos de Monk. Já atuou com Art Blakey, Sonny Rollins e Max Roach. Lidera “The Charles Tolliver Orchestra” e revisita o monumental concerto de Monk em colaboração com Hall Overton , usando completamente as novas transcrições , após o acesso que teve às fitas originais dos ensaios no “Jazz Loft”. Tolliver reflete : “Foi uma tarefa assustadora trabalhar neste projeto histórico. Foi um prazeiroso dasafio. Revivi e relembrei como absorvi Monk durante meus anos de formação, e como e porque me apaixonei com o que seria meu trabalho: um músico de jazz”.

27 de Fevereiro de 2009 – 20h

Jason Moran—“In My Mind: Monk at Town Hall 1959”

Jason Moran, um pianista prodigioso , compositor premiado e herdeiro da tradição de Monk , apresenta oito peças da banda “The Big Bandwagon” para um completo e original trabalho multimídia baseado no show de Monk no Town Hall , incluindo fotos do aclamado fotógrafo W. Eugene Smith e gravações nunca antes apresentadas de Monk e Overton. Aos 31 anos de idade Moran tem uma agilidade e um estilo eclético que lhe possibilitou o reconhecimento da crítica e a reputação de um jovem gênio seguidor dos passos de Monk, que Moran cita como sua inspiração para se tornar um pianista . “Não apenas para minha forma de tocar” Moran diz sobre a performance. “Eu quero que a audiência pense mais sobre o que Monk foi para a América.”

Fonte: JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: