playlist Music

domingo, 14 de dezembro de 2008

SADAO WATANABE - HOW´S EVERYTHING (Cherry Red Records [2008])


Em 1977, o prolífico saxofonista japonês Sadao Watanabe começou a gravar uma série de álbuns de “jazz fusion” , supervisionados , na maior parte, pelo pianista, arranjador e proprietário da GRP , Dave Grusin. Um grande ícone popular da cena jazzística japonesa desde os meados da década de 60, Watanabe já havia gravado vários discos “fusion”, entremeado de projetos dentro da linha “straight-ahead ”, quando obteve a proposta para o seu primeiro contrato para gravar nos Estados Unidos pela Columbia Records em 1980.

O primeiro dos dois discos gravados foi “How's Everything”, reeditado agora pelo selo inglês “Cherry Red Records”, menos uma canção, "Mzuri" , onde Watanabe é acompanhado por vários músicos norte-americanos proeminentes na época e pela “Tokyo Philharmonic Orchestra”, com arranjos e condução de Grusin. O álbum foi gravado em várias noites de Julho de 1980. Poucos meses depois , Dave Grusin realizou projeto similar no Japão com a “ GRP All-Stars Live in Japan (GRP, 1980)” também com a participação de Watanabe.

Esta celebração de Watanabe é o que há de melhor em sua numerosa produção. A maioria do programa original demonstra que Watanabe é capaz de apresentar competentemente música memorável e estampar sua própria e forte identidade nas duas peças de Grusin ouvidas aqui ,"All About Love" e "Sun Dance", que não soa como o trabalho de Grusin com Grover Washington, Jr. em “A Secret Place (Kudu, 1976)”.


Watanabe utiliza seu identificável saxofone alto na maior parte do programa , mudando para o soprano para as belas e obrigatórias "My Dear Life," "M&M Studio" e a mais interessante "Up Country". Ele só utiliza a flauta na fascinante "Tsumagoi". De qualquer forma, é um prazer ouvir a profundidade com que ele explora cada uma destas canções, que têm apelo popular. Ele, realmente, sabe como encantar uma audiência.

Vários solistas americanos apresentam notáveis solos: o guitarrista Eric Gale ("Nice Shot", "No Problem", "My Dear Life"), o pianista Richard Tee (excelente em "Up Country", "All About Love" e "Sun Dance") e o guitarrista Jeff Mironov na suave "Boa Noite". Os arranjos orquestrais de Grusin nunca são intrusivos e , às vezes, são divertidos ("Up Country" e "Sun Dance") e o próprio pianista é favorecido com vários e breves momentos em "Tsumagoi" e "M&M Studio."

Enquanto o disco apresenta a ausência de algumas músicas memoráveis de Watanabe obtidas em “California Shower (Inner City, 1978)” e do seu último e , talvez, melhor álbum de música fusion, “Orange Express (Columbia, 1981)”, não despreza a espontaneidade e criatividade que o “jazz fusion” pode alcançar. “How's Everything” é a prova que a música “fusion” tinha um lugar para ir, antes de ser assaltada pelos interesses comerciais.


Faixas: Up Country, Tsumagoi, All About Love, Nice Shot, Seeing You, No Problem, Boa Noite, Sun Dance, M&M Studio, My Dear Life.


Músicos: Sadao Watanabe: saxofones alto e soprano, flauta; Steve Gadd: bateria; Eric Gale: guitarra; Dave Grusin: Rhodes e Piano Yamaha; Anthony Jackson: baixo elétrico; Ralph MacDonald: congas, percussão; Jeff Mironov: guitarra e violão; Richard Tee: Rhodes e piano acústico; Jon Faddis: trompete; The Tokyo Philharmonic Orchestra; Tsuneo Iso: primeiro violino.

Fonte : All About Jazz / Douglas Payne

Nenhum comentário: