playlist Music

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CARLA BLEY BIG BAND - Appearing Nightly (ECM)


O humor de Carla Bley molda uma boa porção de sua música, mas nunca se transforma no principal foco das suas composições. “Awful Coffee”, a segunda parte de uma suíte encomendada para um festival dedicado a “música para jantar” referencia seis “standards” com título de comida. É mais fácil prender-se nas vozes aguçadas dos metais de Bley ou no gracioso passeio de Steve Swallow no baixo e contemplar a citação de “Salt Peanuts” ou o ataque da banda em “Hey Pete, Let’s Eat Mo’ Meat” , também um aceno à Dizzy. Uma maliciosa piscadela, musicalmente falando, pode dizer mais.

A novidade de Bley centra-se ao redor de “Appearing Nightly at the Black Orchid”, uma peça de 25 minutos em quatro seções inspiradas em “nightclubs” e “big bands” dos anos 1950. Parte dela, dentro do seu estilo, inspira-se em seu breve período trabalhando em um piano bar, onde seu rígido repertório e sua desatenção com os pedidos dos clientes a levaram à demissão. Assim, o espírito vai do liricamente sentimental, como em sua abertura ao piano solo, para o suíngue pesado em uma área harmônica normalmente associada às “big bands”, através do saxofonista Andy Sheppard, do trombonista Gary Valente e do trompetista Lew Soloff.

“Someone to Watch”, com uma batida mais lenta, com um trabalho especializado de Andy Sheppard, inclui uma citação de um clássico de Gershwin com nome similar, que foi a inspiração de Bley. Porém, isto não aparece até o final, o que serve como reforço à excelente veia composicional de Bley.

Fonte : JazzTimes /Mike Shanley

Nenhum comentário: