playlist Music

domingo, 18 de janeiro de 2009

CEDAR WALTON - SEASONED WOOD (HighNote Records [2008])


O pianista Cedar Walton tem sido por muito tempo o perfeito acompanhante para outros líderes. Ele compôs poucos "standards" na última metade do século passado. Por quatro décadas ele passou a ser um proeminente líder , apresentando dúzias de discos que obteve aplausos dos críticos, mas nunca o sucesso solo que ele merece. Considerado do mesmo naipe de Horace Silver, McCoy Tyner e mesmo Herbie Hancock , entrega-se para fazer as sessões de outros atingir um ponto alto.Walton ainda contribui volumosa e quantitativamente para o jazz como líder ou acompanhante.

Nada da tipicamente bem apresentada e qualificada performance é alterada em "Seasoned Wood",seu quinto lançamento pela “High Note”. É outra audição recompensadora da maneira encantadora de atuar de Cedar Walton.

A música de Walton frequentemente necessita da atuação de instrumentos de sopro e ele aqui tem dois , o saxofonista Vincent Herring e o “young lion” Jeremy Pelt no trompete. Ambos atuam bem , porém não alçançam a altura que Clifford Jordan, Bob Berg, Blue Mitchell ou Lee Morgan escalaram na música de Walton no passado.

Talvez isto ocorra porque Herring, que trabalhou com Walton antes , e Pelt apareçam só esporadicamente através do disco. O quinteto completo pode ser ouvido na tibia "The Man I Love" de Gershwin, mas com vivacidade dentro da engrenagem, em todos os “fronts”. Na vívida "Longravity" de Jimmy Heath, originalmente ouvida em 1983 no álbum “Heath Brothers”. Na excelente "Plexus" , em que Walton apresentou o estreante Freddie Hubbard no disco “Hub Cap” lançado pela Blue Note em 1961, e "John's Blues" ouvida pela primeira vez no álbum de Walton, “Eastern Rebellion” de 1992 .

Entre as mais finas performances está a do quarteto, "When Love Is New", que Walton primeiro apresentou no disco Indestructible (Blue Note, 1964) de Art Blakey. Aqui, Pelt revela seu refinado toque no flugelhorn e não importa se Walton está acompanhando ou na linha de frente , ele está perfeitamente poético. Al Foster, como faz das outras vezes, dá o molho. É uma performance para ser registrada, em que os quatro participantes dão o seu melhor. Como evidenciado aqui, a maestria de Walton nas baladas é simplesmente inigualável.

A oportunidade para revelar o suingue melódico de Walton e seu brilhante cromatismo estão nas exibições em trio. Walton “viaja” de maneira magistral em sua clássica valsa, "Clockwise", que remete a “Eastern Rebellion 2 (Timeless, 1977)”, e "Hindsight" do período em que atuou com Junior Cook no excelente e altamente recomendado “Somethin's Cookin' (Muse, 1981)” e na graciosa "A Nightingale Sang In Berkley Square" .

O título “Seasoned Wood” deve ser registrado no nome e na obra do artista e ,como todos sabem, a madeira amadurecida queima melhor na lareira . Realmente, Cedar Walton comprova isto.

Faixas: The Man I Love; Clockwise; Longravity; When Love Is New; Hindsight; A Nightingale Sang In Berkley Square; Plexus; John's Blues.

Músicos: Cedar Walton: piano; Vincent Herring: saxofone alto (8), saxofone tenor (1, 3, 7); Jeremy Pelt: trompete (1, 3, 7), flugelhorn (4, 8); Peter Washington: baixo; Al Foster: bateria

Fonte : All About Jazz / Douglas Payne

Nenhum comentário: