playlist Music

sábado, 7 de fevereiro de 2009

A gaita do século XX




Dez anos de Jazz & Blues no carnaval, na terra do sol e do forró, tinham que ser comemorados em grande estilo, com grandes nomes. O Festival foi buscar na Bélgica um dos maiores gaitistas de jazz do século XX. Toots Thielemans vem ao país para participação exclusiva no Festival em Guaramiranga e Fortaleza.

Aos 86, Toots Thielemans tem uma carreira marcada por parcerias lendárias. Tocou com Benny Goodman, Miles Davis e Milt Jackson. Gravou com Bill Evans, Ella Fitzgerald, Paul Simon, Shirley Horn, Pat Metheny, Diana Krall, Dianne Reeves e Shirley Horn. Thielemans também esteve envolvido com a música brasileira por meio do Brazil Project e da sua co-participação nos discos de Elis Regina e Ivan Lins.

Nascido em Bruxelas, em 1922, aos três anos Toots já se apresentava no bar de seus pais, tocando acordeon. Foi durante a Grande Guerra que ele descobriu o jazz e aprendeu a tocar harmônica, instrumento com o qual conquistou respeito e admiração de milhares de fãs. No final da década de 1940 caiu nas graças também dos grandes nomes do jazz, com quem passou a se apresentar.

O prazer pelos estúdios o manteve afastado do jazz por alguns anos e seu retorno aconteceu no final da década de 1960. A convite de Quincy Jones, Thielemans entrou para o selo A&M, tendo como destaque o disco “Smackwater Jack”. Sua participação nas trilhas sonoras dos filmes Midnight Cowboy, Sugarland Express e The Getaway também contribuiu para seu reconhecimento diante do público e da crítica especializada.
Fonte: Infojazz

Nenhum comentário: