playlist Music

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MORRE HANK CRAWFORD


Hank Crawford (na foto), cujo saxofone alto embelezou muitas das clássicas gravações de Ray Charles , e teve uma prolífica carreira solo , gravando pela Atlantic e Milestone dentre outros selos, morreu em 29 de janeiro em sua residência em Memphis. As causas foram complicações decorrentes de um derrame cerebral que ele sofreu em 2000. Crawford tinha 74 anos.

Conhecido pelo seu som “soul-jazz”, Bennie Ross Crawford Jr. nasceu em Memphis em 21 de Dezembro de 1934. Ele teve lições de piano aos 9 anos e passou para o sax alto quando estava no ensino médio . Após graduar-se, ele iniciou sua carreira profissional em bandas de artistas de blues de Memphis, tais como B.B. King, Ike Turner e Bobby “Blue” Bland. Ele formou sua própria banda , “Little Hank and the Rhythm Kings”, em 1956. Crawford tomou o nome de Hank durante a adolescência quando alguns músicos locais contaram-lhe que ele soava como outro saxofonista de Memphis chamado Hank.

Crawford uniu-se à banda de Ray Charles em 1958 como substituto de outro saxofonista, e nos anos 1960 ele passou a ser o diretor musical da banda. Ele atuou com Charles durante o mesmo período do saxofonista David “Fathead” Newman, que morreu nove dias antes dele, e Leroy “Hog” Cooper, que também faleceu no mês passado.

Crawford começou gravando para a Atlantic como líder em 1960, lançando o álbum “The Art of Hank Crawford”. Crawford deixou a banda de Charles em 1963 para liderar seu próprio septeto. Ele permaneceu na Atlantic até 1970, lançando um dúzia de álbuns, produzindo um som que se situava entre a linha do jazz e do R&B .Ele assinou contrato com o selo Kudu de Creed Taylor em 1971 e com a Milestone em 1982.

Crawford gravou mais de 15 discos para a Milestone até o derrame que o afastou do trabalho. Quatro destes discos foram em duo com o organista Jimmy McGriff, com quem Crawford excursionava frequentemente. Ele também gravou como “sideman” com muitos artistas, incluindo Eric Clapton, Etta James, Dr. John, Lou Rawls e B.B. King.

Entre os muitos músicos influenciados por Crawford está David Sanborn, que em seu disco lançado no ano passado ,“Here and Gone”, atuou como seu “cover” em quatro canções.

Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: