playlist Music

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MORRE LOUIE BELLSON


Louie Bellson, o baterista cuja carreira começou nos anos 1930 e continuou até sua hospitalização devido a uma fratura no quadril , ocorrida depois de uma queda em Novembro passado , faleceu em 14 de Fevereiro. Em Janeiro passado, Bellson havia sido transferido para Los Angeles para recuperação. Além do seu trabalho como músico, Bellson era um incansável educador, mantendo clínicas de bateria em escolas e casas de música. A Bellson é creditada a criação do duplo baixo na bateria. Ele tinha 84 anos.

O homem de quem Duke Ellington, conforme se diz, afirmava ser “não só o melhor baterista do mundo ...(mas também) o maior músico do mundo” atuou com dezenas de grandes músicos do século 20 , além de gravar e atuar como líder e co-líder.De acordo com seu “Web site”, ele pode ser ouvido em gravações de Ellington, Count Basie, Benny Goodman, Tommy Dorsey, Harry James, Woody Herman, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Oscar Peterson, Dizzy Gillespie, Louie Armstrong, Lionel Hampton, James Brown, Sammy Davis Jr., Tony Bennett, Mel Tormé, Joe Williams, Wayne Newton e da sua esposa, Pearl Bailey.

Nascido Luigi Paulino Alfredo Francesco Antonio Balassoniin, em Rock Falls, Illinois, em 6 de Julho de 1924, Louie Bellson começou tocando bateria aos três anos. Depois de vencer Gene Krupa em um duelo de bateria aos 17 anos, a carreira de Bellson decolou firmemente após estrelar o filme “The Power Girl” com Benny Goodman e a cantora Peggy Lee. Ele permaneceu com Goodman até 1946, seguido por períodos com Tommy Dorsey, Harry James e Duke Ellington. Ele, também, excursionou com a “Jazz at the Philharmonic” de Norman Granz.

Em 2007, foi gravado o álbum “Louie & Clark Expedition, Vol. 2” , em colaboração com o trompetista Clark Terry para o selo “ Percussion Power”.

Um poderoso e melódico solista , Bellson foi também um talentoso e prolífico compositor , com mais de 1.000 canções sob seu crédito. Suas peças “Skin Deep” e “The Hawk Talks” foram apresentadas pela orquestra de Duke Ellington .

Bellson casou com a cantora Bailey em 1952 e eles permaneceram juntos até sua morte em 1990. Ele excursionava com ela e atuava como seu diretor musical. Entre suas muitas realizações, Bellson d foi indicado seis vezes para o Grammy , recebeu o prêmio “Legenda Viva do Jazz” pelo Kennedy Center e o título de mestre do Jazz Americano pela “National Endowment for the Arts” em 1994. Obteve quatro títulos de doutor honorário pelas seguintes instituições :Northern Illinois University, Denison University, Augustana College e DePaul University. Escreveu mais de uma dúzia de livros sobre bateria e percusssão.

Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: