playlist Music

terça-feira, 10 de março de 2009

CLIFTON ANDERSON – DECADE (DOXY)


Você poderia dizer que o segundo álbum do trombonista Clifton Anderson demorou a vir, mas você certamente entenderia o caso. “Decade” é assim chamado porque faz dez anos do lançamento do primeiro disco solo de Anderson.

Nestas duas décadas houve a associação com o grande saxofonista tenor Sonny Rollins, seu tio, o que habilita a encontrarmos numerosos toques prazeirosos de Sonny em “Decade”. Como seu legendário mentor, Anderson não está relaxado, quando apresenta uma particular interpretação de uma canção pop como “If” do grupo Bread , que foi sucesso em 1971, ou impondo magia em uma festiva pegada do calypso como em “Aah Soon Come”, que ilustra brilhantemente o caso.

Não é mera coincidência que as canções finais tenham a colaboração de dois companheiros da banda de Rollins: o baixista Bob Cranshaw e o percussionista Kimati Dinizulu. Adicione um pouco mais de associados a Rollins para completar a mistura : o pianisa Stephen Scott, os bateristas Al Foster e Steve Jordan, o multisaxofonista Eric Wyatt , afilhado de Rollins, e você entende porque “Decade” é um extenso caso familiar de expressividade, lirismo, alegria e paixão.

Anderson está em ótima forma, combinando uma entonação expressiva com características harmônicas e agilidade rítmica. É autor de seis das dez faixas do álbum. Faz uso imaginativo do seu notável talento na consolidação do seu trabalho com uma ótima formação que apresenta o pianista Larry Willis, o baixista Christian McBride e o saxofonista alto Kenny Garrett. Permanece sintonizado para “Stubbs”, um tributo para o falecido saxofonista John Stubblefield, que finaliza o disco, sendo a sua mais comovente composição. Inicialmente toma a forma de uma melancólica peça para piano, executada por Stephen Scott, depois a canção emerge em uma excitante e suingante despedida apresentada por Anderson, Kenny Garrett e Steve Jordan.

Fonte :JazzTimes / Mike Joyce

Nenhum comentário: