playlist Music

sábado, 28 de março de 2009

FESTIVAL DE JAZZ DA CIDADE DO CABO FESTEJA 10 ANOS


Nos dias 03 e 04 de Abril , o “Cape Town International Jazz Festival”, que atraiu 33.500 pessoas em 2008, festeja dez anos.O festival tem desafiado os céticos quanto ao sucesso do evento, como outras tentativas de se criar um festival anual internacional de jazz no continente africano, que fracassaram.

Nesta década de existência, o “Cape Town International Jazz Festival” veio a ser um evento importante do calendário mundial do jazz. “Não tem sido fácil, mas nós temos desenvolvido uma fórmula vencedora, incluindo vários elementos. A apresentação em cinco palcos em dois dias, igualmente divididos entre artistas africanos e de outros continentes, de quarenta bandas , tem permitido aos freqüentadores do festival um bom leque de opções ” declarou o diretor do festival , Rashid Lombard.

Ao longo dos anos , o festival tem sido algo mais do que um mero evento musical. Acrescido a clínicas e “workshops” que ocorrem durante o festival , os frequentadores têm uma completa experiência com as belezas da Cidade do Cabo.

Na programação do “Cape Town International Jazz Festival” há uma perfeita convivência entre o jazz e outros gêneros, tais como Afro-pop, soul, funk, blues, música latina e hip-hop. Na linha de frente do festival estarão a premiada vocalista Dianne Reeves, o rei do jazz-funk Maceo Parker e o guitarrista de “smooth jazz” Peter White. O legendário trompetista sul-africano, Hugh Masekela (na foto), se unirá a esses três para uma apresentação. Sua performance no festival faz parte da celebração do seu 70º aniversário.

Aqueles que preferem a sonoridade do jazz “straight-ahead” pode assistir à apresentação do discípulo de John Coltrane, Dave Liebman; do baterista de Miles Davis, Al Foster; do grupo vocal New York Voices; do veterano baterista local, Maurice Gawronsky, com seu quarteto e do filho de Clint Eastwood, o baixista Kyle Eastwood. Para apresentar os talentos locais , os organizadores contrataram a vocalista Emily Bruce e o baixista Jonathan Rubain, ambos da Cidade do Cabo.

Uma das marcas do “Cape Town International Jazz Festival” é homenagear grupos que são considerados ícones, bem como jovens músicos africanos que estão tendo uma carreira internacional. Serão homenageados neste ano por seu poder de permanência o grupo “Stylistics”, que estão na ativa desde 1968; o grupo de acid-jazz Incógnito e Loading Zone, um grupo da Cidade do Cabo que celebra seu 20º aniversário.

Se apresentarão bandas que correntemente mantêm hasteada a bandeira africana no alto do cenário musical, como o quinteto vocal à capella Zap Mama, o mestre das baladas, o sul-africano Ringo Madlingozi, o indomável Freshlyground e o grupo de criação coletiva Rus Nerwich.

Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: