playlist Music

domingo, 1 de março de 2009

THE FRED HESS BAND - SINGLE MOMENT (Alison [2008])


O saxofonista tenor Fred Hess tem algo de aventureiro com sua música. Ele não só visita o passado com óbvias interpretações, como não teme visitar gêneros diferentes. O sucesso que obtém justifica sua vida.

Hess adiciona o guitarrista Dale Bruning ao seu quinteto, formado por Ron Miles (trompete), John Gunther (flauta, saxofone alto), Ken Filiano (baixo) e Matt Wilson (bateria). Bruning introduz uma personalidade diferente para a música com sua dinâmica, não importa se está apenas compondo a banda ou dialogando com o saxofone de Hess.

A música apresenta uma gama de variedades que vai de uma suave balada a algo livremente agitado. Há bebop e impetuoso ritmo caribenho.

Bruning e Hess vão para momentos tranquilos em "While My Lady Sleeps". Hess está sussurrante e eloquente, mergulhando suavemente em cada frase para encontrar pequenas nuances , trazendo a música para o deslumbramento. Ele põe as frases às avesssas, com Bruning embelezando cada canção com acordes que originam um delicado complemento.

A banda fica solta em "Return of the Clefs". As constantes alterações de tempo e direção pressagia as expectativas. Hess põe força em sua atuação, Filiano utiliza o arco e Wilson excita e colore a batida. Eles vão para um tempo de marcha, entretanto ninguém pode imaginar que estão sendo amorosos. O certo é que é agradável ouvi-los.

A destreza de Hess nas baladas encontra loquacidade em "Thursday's Theme". Com Gunther na flauta, a faixa respira paixão. A improvisação é precisa e não há espaço a preencher.

O foco da banda é claro: Criar música lírica e excitante. Eles obtêm sucesso em larga medida.

Faixas: Blues For Bonnie Belle; Dancing With Daffodils; Norman’s Gold; While My Lady Sleeps; Port O’ Call; Thursday’s Theme; Out of the Past; Return of the Clefs; Spring is Here; Single Moment.

Fonte: All About Jazz / Jerry D'Souza

Nenhum comentário: