playlist Music

quinta-feira, 5 de março de 2009

RICHARD BONA – BONA MAKES YOU SWEAT (Decca/Emarcy)



Com o recente crescimento do guitarrista Lionel Loueke, nascido no Benin, no cenário jazzístico, sendo precedido por uma atuação com o fluente e maravilhoso baixista elétrico camaronês Richard Bona, baseado no Brooklin, um expressivo novo mini-movimento instrumental e vocal de artistas africanos envolvidos com o jazz ,nos selos maiores, tem crescido. O quinto e último álbum de Bona, o seu primeiro gravado ao vivo, ajuda a confirmar o que já sabemos: Bona é um dos mestres do baixo elétrico no seu meio , sem mencionar sua encantadora voz , que apresenta um talento natural , mas que adota um estilo suave e despretensioso em seu posicionamento como artista.

Com seu sólido quinteto, Bona não só percorre o provocante balanço africano e seu “sabor”, mas toca num orgânico e cultural alinhamento das canções afro-latinas dentro da diáspora africana. Mas não é como se ele não asseverasse outras históricas lições musicais em seu trabalho. Bona homenageia o espírito do seu antigo líder, Joe Zawinul, que faleceu pouco depois da realização do disco, com a elíptica canção do tecladista “Indiscretions”. O espírito “Zawinuliano” é usado como algo que se contrapõe à introdução suave de Bona e ao tom ao estilo de Al Jarreau na canção “Please Don’t Stop”. Certo é que Bona é um vocalista super maleável, e atua com mais flexibilidade neste campo , do que como baixista, particularmente em “Samaouma” , que é apresentada à “cappella”.

Por sua profunda musicalidade e virtuosismo no trabalho como líder, Bona gosta de manter a festa rolando dentro de um simples material com um lado celebratório. É duro insistir em sua attitude de vida afirmativa e artista com instinto antielitista , mas alguns, ao menos, encontram um pouco de destreza e poder intelectual dos quais ele é capaz, o que Zawinul chamaria de substância para ataques do cérebro.


Fonte : JazzTimes / Josef Woodard

Nenhum comentário: