playlist Music

terça-feira, 28 de abril de 2009

BILL FRISELL LANÇARÁ DOIS DVDs


Dois novos DVDs do guitarrista Bill Frisell (na foto) serão lançados no dia 01 de Setembro. A “Songline/Tone Field Productions” lançará simultaneamente três filmes de Buster Keaton em DVD —“Go West”, “One Week” e “High Sign”— que apresentará a música original pelo ganhador do Grammy, Bill Frisel. O segundo DVD, “Solos: The Jazz Sessions (Original Spin Media)”, captura uma apresentação solo filmada na “Berkeley Church”, em Toronto, Canadá, pelo diretor Daniel Berman.

Frisell começou a utilizar música improvisada para trilhas sonoras no início dos anos 90. Autorizados pela “St. Ann’s” no Brooklyn, Frisell e seu trio, o baterista Joey Baron e o baixista Kermit Driscoll, atuam em cinco arranjos ao vivo para seis filmes de Buster Keaton , ajudando a criar um novo movimento de criativos jazzistas para composição de trilhas sonoras. Em 1995, a “Nonesuch Records” lançou gravações de Frisell para “Go West”, “One Week” e “High Sign”.

Frisell observa : "Os filmes de Keaton foram os primeiros em que tentei fazer algo. Houve alguma coisa especial , pois nunca havia realizado algo neste sentido antes. Veio de uma maneira não convencional , e realmente mudou meu sentimento sobre o trabalho do autor. Sim, há a comédia , mas há alguma coisa muito profunda , um lado obscuro.Nós penetramos na psicologia do que Keaton devia estar pensando , enquanto atuava naquelas cenas, e colocamos nas nossas composições. Era uma intrigante maneira de me inserir no mundo do cinema".

Embora Frisell tenha firmemente estruturado temas, em sua melodias observamos uma opulência de improvisações , especialmente para o baterista Joey Baron. Eles iniciam e terminam marcantemente, mas entre este espaço há muita liberdade para agir. A epopeia musical de Frisell substitui o solo de piano e o orquestral e “swing jazz” em “One Week” e “High Sign”.

“Solos: The Jazz Sessions” apresenta uma representação pictórica de Frisell em close, filmada por Daniel Berman na “Berkeley Church” em Toronto. Uma rara sessão solo em que Frisell apresenta suas composições , junto com clássicos de Bob Dylan, Hank Williams, George e Ira Gershwin, além de tradicionais canções norte-americanas. “Solos” mostra um olhar íntimo na guitarra elétrica de Frisell e evidencia sua magia, incluindo uma entrevista exclusiva com o guitarrista.

Em “Solos”, Frisell comenta, "É algo misterioso executar solos. Eu vivo da interação com outros músicos, porque quando você põe algo fora do lugar, há a possibiliade de retorno, e você é capaz de construir o momento. Quando faz uma performance solo, isto ocupa o espaço , e você tem que vir com as ideias certas para segui-las. Eu aprendi a permitir o silêncio , quando toco para mim mesmo. Há realmente algo especial sobre uma pessoa que senta e toca guitarra. Estou realmente feliz com o projeto. O autor do filme criou uma atmosfera maravilhosa para a execução da música".

“Solos” marca a estreia da “Original Spin Media (Solos Jazz)” em três anos de programas radiofônicos pela “Bravo Canadá”. Outros artistas brilharam na série Solos, incluindo Joe Lovano, Brad Mehldau, James Blood Ulmer, John Abercrombie, Andrew Hill dentre outros.

Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: