playlist Music

quinta-feira, 2 de abril de 2009

BLUE NOTE LANÇARÁ GRAVAÇÕES INÉDITAS DE FREDDIE HUBBARD


Como parte da sua série de descobertas de gravações nunca divulgadas, constantes do seu acervo musical, a Blue Note Records lançará, em 02 de Junho, “ Without A Song—Live In Europe 1969” , disco do trompetista Freddie Hubbard(na foto), que faleceu em Dezembro com 70 anos de idade. Editado a partir de shows na Inglaterra e Alemanha, o álbum apresenta sete faixas com o pianista Roland Hanna, o baixista Ron Carter e o baterista Louis Hayes. Após anos de arquivamento , o produtor Michael Cuscuña encaminhou as fitas para Hubbard, que aceitou a ideia de permitir, finalmente, que a música fosse lançada.

“Freddie declarou que estas eram as suas melhores apresentações captadas em fita”, Cuscuña disse. “Freddie parecia um colegial quando ouviu estas fitas. Ele ficou saltitante. Estava emocionado. Ele estava entusiasmado com a possibilidade do lançamento das gravações, e gostaria que fosse feita a devida publicidade. Ele queria mostrar quem era o real Freddie Hubbard ”

O trompetista David Weiss, que trabalhou com Hubbard de 2000 até sua morte, ouviu com ele as fitas que Cuscuña enviou. Nas notas de “Without A Song” , Weiss escreve “Freddie e eu ouvimos três concertos transcritos em CD e fizemos a seleção , enquanto trabalhávamos no que seria seu último disco, “On the Real Side”. Todo dia , enquanto nos movíamos de um lado para o outro ao sair do estúdio, colocávamos esta música no “ CD player” e nos embebíamos dela. Freddie realmente estava encantado com a música”

Gravado em Bristol e Londres, Inglaterra, e em uma apresentação na Alemanha, “Without A Song” apresenta a faixa título, “The Things We Did Last Summer,” “A Night in Tunisia” e um das suas mais famosas canções, “Hub-Tones” , em uma versão truncada que serve como canção final das suas apresentações. O álbum também inclui “Blues By Five” de Red Garland e “Space Track” com alteração do tempo original. Em esclarecimentos posteriores, Cuscuña disse que,originalmente, esta canção não estaria no álbum , mas Hubbard a solicitou.

“Estas performances demonstram o calibre desses músicos e a maneira como enfocavam o hard bop,” afirma Cuscuña .

Fonte : Downbeat

Nenhum comentário: