playlist Music

terça-feira, 21 de abril de 2009

OLIVER LAKE ORGAN TRIO – MAKIN´ IT (Passin' Thru)


Se uma coisa caracteriza o altoísta Oliver Lake como artista, é seu estado de mutante permanente, ou , ao menos , sua sincera dedicação para examinar os diversos subgêneros do jazz. Do hard-bop e do energético free, pasando pela fusion e o pós moderno jazz de câmara , raramente há uma região inexplorada por Lake. Não é surpresa , então, que esta nova gravação, “Makin’ It”, devore a tradição do órgão no jazz e regorgite algo único dentro do espírito “lakeniano”.

Entretanto, este trio não voa em atmosferas mais distantes como em outras ocasiões. Todavia, há uma uma brisa fresca no ar , diversa de algo em formato desinteressante. Instigado pelo muscular suíngue de Johnathan Blake, um frequente colaborador de Tom Harrell, Russell Malone, Kenny Barron e Avishai Cohen, e o pulso firme de Jared Gold no B3, as sete composições de Lake apresenta uma gama de sentimentos joviais, enriquecendo o funk de “Say Girl” , passando pelo leve staccato de “Move Groove”. “Dedicated to B.C.”, Benny Carter, não Baikida Carroll , companheiro de longa data de Lake, é o único passo em falso , com ritmo e melodia padronizados , sem desenvolver algo provocativo.

No final, Malachi Thompson contribui com duas peças, a triunfante “In Walked John” e “Spirit of Man”, que foi tema de um programa de televisão afro-americano nos anos 1970. A faixa título apresenta a sua mais viva performance , antes da conclusão com um estonteante solo de Johnathan Blake , utilizando com vigor os pratos e um vibrante trabalho com os tambores. O novo companheiro Jared Gold, que atua com Dave Stryker e John Abercrombie, supre-o com solos entusiasmados , enquanto mantém seguras e regulares as notas baixas. Considerando que outros líderes contentam-se em apresentar um balanço normal, Lake toma-o para si e com sucesso o redefine.

Fonte : JazzTimes / Scott Verrastro

Nenhum comentário: