playlist Music

sábado, 11 de abril de 2009

RICHARD GALLIANO – LOVE DAY: LOS ANGELES SESSIONS (Milan)


A parceria do virtuoso acordeonista francês Richard Galliano e do pianista Gonzalo Rubalcaba, relacionando espíritos de diferentes hemisférios, tem uma noção inspirada. Junto eles misturam talentos extraordinários com a solidariedade rítmica do baixista Charlie Haden e do baterista e percussionista Mino Cinelu , envolvida em maravilhosas melodias, sensibilidade incomum e intervenções sem paralelo.

Enquanto Galliano permanece praticamente desconhecido nos Estados Unidos, ele é reconhecido como um artista de alto nível em seu país natal, bem como na Europa e Canadá, onde ele tem feito aparições regulares no Festival Internacional de Jazz de Montreal como um dos participantes da série de convidados especiais. Os quatro experimentados músicos entram em prazeiroso acordo na relaxada abertura “Aurore” e na suingada “Bonjour!“, enquanto as tendências pirotécnicas de Galliano e Rubalcaba surgem no impressionante dueto “Birds” e no espirituoso encontro com o percussionista Cinelu em “Apple Pie”. Galliano e Rubalcaba mostram comedimento em seu outro dueto, a bem entitulada “Serenite”, bem como em deslumbrante balada para quarteto “Pourquoi?”, em que surpreendentemente irrompe uma turbinada batida latina, resultando em arrepiantes intervenções do piano e acordeon. Galliano, também, exibe seu estonteante virtuosismo em uma extensa introdução para “Aria” com influência de música erudita.

A atuação de Haden na harmonização está bem presente, dando suporte efetivo ,como na melancólica “Hymne,” na delicada balada “Poeme” e na suave faixa título , uma espécie de resposta galesa a baladas mexicanas que Haden apresenta em seu disco “ Land of the Sun”, que também tem a presença do pianista Rubalcaba.Uma performance de alta classe executada por quatro músicos de renome internacional.

Fonte : JazzTimes / Bill Milkowski

Nenhum comentário: