playlist Music

quarta-feira, 29 de abril de 2009

WARREN GREIG – HERE WITH YOU (2009)


Warren Greig cria uma atmosfera de intimidade no bem entitulado “Here With You”. Neste conjunto hipnóticamente cativante de composições próprias para guitarra, Greig derruba os muros que separa o artista da audiência. Enquanto a música não é tão introspectiva quanto seria esperado de uma apresentação despojada, as composições de Greig são certamente personalíssimas e reveladoras. As emoções sem palavras possibilita múltiplas interpretações.

A primeira faixa, "Riley", chama a atenção, sem um momento de hesitação, com seus doces e suaves acordes e a pulsação do órgão. A faixa gradualmente constrói o tempo como não houvesse enlace, saltando para uma pegada levemente “funkeada”, que invoca “flashbacks” dos anos psicodélicos da década de 60 por causa do Hammond B3 de Paul Wiggins. Em "Tankhouse", o órgão de Wiggins é menos pronunciado, possibilitando o brilho tranquilo da bela guitarra de Greig. Diferentemente de muitos outros guitarristas de jazz, Greig é apenas pesadamente inspirado pelo blues, e não teme combinar as influências , criando atmosferas de luz e sombra.

"Empress Ave" oferece um sentido de banda com Greig, Wiggins, e o baterista Lindsay Prior soltos, tocando como em uma “Jam”. Normalmente em projetos como este, o guitarrista não possibilita tempo igual para seus acompanhantes. Entretanto, está claro que a despeito das óbvias habilidades de Greig, ele considera a canção mais importante que o brilho individual. Em "Turney", o teclado, a bateria e a pulsação do baixo elétrico de Byron Stoehr praticamente roubam o show , gerando contagiante energia e fisgadas de suavidade. Mas Greig como solista, também, brilha. Seu lento e romântico toque em "Elisa" apresenta o efeito poético de uma chuva na primavera. Greig completa o envolvimento do álbum com a reprise de "Riley", que atinge o clímax com um duelo entre seu acordes jazzísticos encharcados com a influência do blues e o carnavalesco órgão de Wiggins, fechando como uma conquista continuamente engajada.

Faixas: Riley; Tankhouse; Empress Ave; Two Part Strut; Turney; Elisa; Sebring Breeze; Here With You; Riley (Reprise).

Músicos: Warren Greig: guitarra; Paul Wiggins: Hammond B3; Lindsay Prior: bateria; Mark Inneo: bateria (1, 2); Byron Stoehr: baixo elétrico (1,5,8,9).

Fonte :All About Jazz / Robert M. Sutton

Nenhum comentário: