playlist Music

domingo, 5 de abril de 2009

WYNTON MARSALIS - HE AND SHE (Blue Note Records [2009])


A volumosa discografia de Wynton Marsalis cobre uma riqueza de material, incluindo o impetuoso e moderno “mainstream” de “Black Codes: From the Underground (Columbia, 1985)”, o CD triplo “Blood On the Fields (Columbia, 1995)”, que ganhou o prêmio Pulitzer em 1997, e o alegre “Two Men With the Blues (Blue Note, 2008)” com o vocalista Willie Nelson. Agora o icônico trompetista e compositor de jazz explora a dinâmica sutil do relacionamento entre um homem e uma mulher em “He and She”, uma gravação que combina jazz e poesia com toque familiar e com entretenimento.

Familiar no fato que Marsalis, um ardente pesquisador da história do jazz, apresenta, uma vez mais, música constante do seu repertório. A triunfante "School Boy" com ritmos de ragtime e New Orleans, a luxuriante valsa "The Sun and the Moon" a suingante "Sassy," e a blueseira "A Train, A Banjo, and A Chicken Wing" foram ouvidas nas gravações memoráveis de “The Marciac Suite (1999)” e “Big Train (1999)”, lançadas pela Columbia Records.

Este projeto faz parte da safra de Marsalis, e leva ao requinte a arte do jazz, agora reunido com um qualificado quinteto de jovens músicos, incluindo Walter Blanding (saxofones), Dan Nimmer (piano), Carlos Hendriquez (baixo) e Ali Jackson (bateria), cada um apresentando suas fascinantes habilidades ao longo da gravação.

O magistral trompetista também demonstra competência como poeta, que teve sua primeira aparição no controvertido, mas notável “From The Plantation to the Penitentiary (Blue Note, 2007)”. Aqui, ele lê versos do seu poema que dá título ao disco "He and She", que, alternadamente, inicia cada faixa instrumental. Estes breves prelúdios são preenchidos com humor, emoção, atitude, criando estórias anedóticas da adolescência, maturidade, romance, amor e perda.

Uma das seções de poemas que fala sobre o perigo da conquista, é uma das faixas mais complexas do disco, "The Razor Rim" um conto de desejo com pegada bop, movendo-se do "Swinging 3/4" para "Elvin Jones 5/4" para "Modern 4/4 Swing" (como citado nas notas das faixas). Outra seção cobre a simples matemática do amor perdido segundo a leitura de Marsalis "1 + 0 = 0”, lembrando a ausência,uma adequada introdução para balada blueseira "Zero". Outras ideias incluem a "suite dos primeiros" em "First Crush," "First Slow Dance," etc., que deve recordar fatos antigos.

A gravação culmina com um poema lido em sua inteireza. Um final apropriado para o programa. Não há nada de novo aqui. Do começo ao fim “He and She” tem performances que o levam à glória do suingue com a plenitude da qualidade. Fãs não estarão desapontados e novatos iniciarão o “namoro” com Wynton Marsalis.

Faixas: Poem; School Boy; Poem; The Sun And The Moon; Poem;Sassy; Poem; Fears; Poem; The Razor Rim; Poem; Zero; Poem; First Crush; First Slow Dance; First Kiss; First Time; Poem; Girls!; Poem; A Train, A Banjo, And A Chicken Wing; He And She.

Fonte : All About Jazz / Mark F. Turner

Nenhum comentário: