playlist Music

domingo, 3 de maio de 2009

AVISHAI COHEN – FLOOD (Anzic Records [2008])


Em um conjunto de composições originais com sub-título "Part Two of the Big Rain Trilogy" o genuíno trompetista Avishai Cohen, com tonalidade suave e notas firmes, possibilita criar sons pictóricos que recriam chuva moderada, um dilúvio, uma eventual inundação e o brilho da luz do sol para completar o ciclo. Sua canções inspiram confiança, e as instrumentações ficam limitadas ao pianista Yonatan Avishai, um minimalista, e ao percussionista Daniel Freedman, um especialista em pequenos instrumentos. Bateria tocada com as mãos,uso de madeiras e suaves batidas de bateria possibilitam ao trompetista apresentar sua voz etérea , enquanto leva o trio a uma viagem aventurosa. Este repertório representa abundância em algum lugar do mundo onde a espécie humana tenha adaptado sua vida a inexistência de injustiça.

Originário de Tel Aviv, Israel, Cohen ganhou uma bolsa para a “Berklee College of Music” e ficou em terceiro lugar na competição internacional “Thelonious Monk” para trompetistas em 1997 . Ele tem se concentrado em composições, bem como em seus sons agudos para apresentar projetos que representam a fundação clássica de Bela Bartok e Erik Satie, bem como temas folclóricos de sua terra natal. Seu respeito pela pureza do trompete relembra Miles Davis , especialista em enfatizar as emoções sem alterar o volume.Cohen sabe como impressionar sem ser óbvio. O encerramento de "Cycles" permanence ligado a um modelo trazido por uma chuva que cai. O retrato jazzístico de Cohen em “Flood” evita a manifestação tempestuosa que a Natureza às vezes traz. Ele emprega a beleza de seu sopro para relatar a necessidade que a Terra tem de água para se nutrir de vida.

Faixas: First Drops; Heavy Water: Prologue; Heavy Water; Nature’s Dance; Flood; Sunrays Over Water; Cycles: The Sun, the Moon and the Awakening Earth.

Músicos: Avishai Cohen: trompete;Yonatan Avishai: piano; Daniel Freedman: percussão.

Fonte: All About Jazz / Jim Santella

Nenhum comentário: