playlist Music

segunda-feira, 4 de maio de 2009

KURT ELLING LANÇARÁ DISCO PARA COLTRANE E HARTMAN


No próximo dia 23 de junho, Kurt Elling,(na foto), lançará o álbum “Dedicated To You: Kurt Elling Sings The Music Of Coltrane And Hartman”, seu segundo álbum pela Concord Jazz. A gravação feita ao vivo ocorreu em Janeiro deste ano em Manhattan como parte da série “Songbook” de canções norte-americanas do Lincoln Center. As doze faixas apresentam o saxofonista Ernie Watts , “The Laurence Hobgood Trio” e o quarteto de cordas ETHEL.

O novo projeto de Elling começou em sua cidade natal “como uma ideia sugerida pelos meus amigos do Chicago Jazz Festival”, ele afirmou. “Eles me telefonaram e perguntaram-me se eu poderia trabalhar o material de John Coltrane/Johnny Hartman para um projeto que eles tinham. Fiquei feliz pela ideia , mas não me interessou simplesmente reiterar o material já existente. Assim, questionei se poderia fazer ao meu modo”.

O programa passou por várias fases, mas um aspecto era consistente : O desejo de Elling utilizar um quarteto de cordas , primeiro com um baixo acústico e depois com um trio de jazz completo liderado por Hobgood, seu antigo companheiro musical, pianista, que , também , é autor da maioria dos arranjos. Elling convocou Ernie Watts para atuar no saxofone e o quarteto ETHEL, e o grupo passou a excursionar com o projeto. A resposta para o programa foi maravilhosa e Kurt decidiu gravá-lo ao vivo em Nova York no “Allen Room” no Lincoln Center.

O disco inicia com uma interpretação introdutória de “All Or Nothing At All,” onde a interconexão entre o vocal de Elling e o saxofone de Watt referencia imediatamente o original de Coltrane/Hartman . Enquanto as inovadoras interpretações das canções tais como “Autumn Serenade” , “Nancy With the Laughing Face” e “You Are Too Beautiful” são exemplos definitivos de como se mantém a essência verdadeira de uma canção.

“Quando você ouve aqueles grandes mestres , como Coltrane, e imagina o incrível presente que Deus deu para aquelas pessoas , não há exagero em enfatizar a importância deles para o mundo do jazz, do mundo em geral. E nós tivemos mais consciência deste fato quando realizamos o trabalho”, declarou Elling .

Fonte : Downbeat

Nenhum comentário: