playlist Music

domingo, 10 de maio de 2009

RETURN TO FOREVER – RETURNS (Eagle Records)




Embora o super grupo de jazz-rock dos anos 70 tenha se reunido brevemente para uma excursão em 1983 e algumas músicas novas tenham sido escritas, que não foram gravadas, o último álbum do “Return to Forever” foi lançado em 1976 (“Romantic Warrior”). Há 33 anos entre os lançamentos. Chama a atenção, o fogo e a química que têm caracterizado este formidável quarteto, cujo sucesso continua intacto depois de todos estes anos.

Gravado durante a triunfante excursão do grupo em 2008, este duplo CD apresenta todas as impossíveis harmonias, o fluxo em cascata de 64 notas e virtuosos solos, que os fãs de longo tempo do RTF esperam encontrar dos seus heróis.

Após “Opening Prayer”, uma breve introdução que Chick Corea compôs especialmente para este trabalho, eles apresentam “Hymn of the Seventh Galaxy”, uma canção dos anos iniciais do RTF, que apresenta o virtuosismo de Al Di Meola. A composição de Stanley Clarke, “Vulcan Worlds”, tem uma forte pegada “funk” apresentada em aproximadamente 14 minutos para acomodar extensos e feéricos solos de Di Meola, Corea , no piano elétrico, e Clarke no baixo elétrico, apondo sua assinatura nas linhas melódicas dedilhadas e sua revolucionária técnica do uso do polegar para percutir as cordas, enquanto incorpora temas familiares, “Lopsy Lu” e “Silly Putty”, aos seus improvisos. Lenny White “funkeia” em “Sorceress” e, na composição da banda “Where Have I Known You Before”, captura algumas das gabolices do início dos anos 70, enquanto Di Meola se revela por inteiro , e Corea apresenta-se em uma aventura harmônica . Observem a participação de Clarke, citando “Flashlight” de P-Funk sob o solo de Di Meola em “Sorceress”. O CD 1 também inclui um virtuoso solo acústico de violão de Al Di Meola, apresentando excertos de suas composições “Passion Grace & Fire” e “Mediterranean Sundance” , junto com um arranjo de “Cafe 1930” de Astor Piazzolla, enquanto atua em dueto com Corea em “Children’s Song #3” e “Spain”. O ponto alto do primeiro CD é a versão em 27 minutos da performance de Corea em “Song to the Pharoah Kings”, que fez parte do álbum “ WHIKYB” de 1974, que serviu como um dinâmico encerramento da primeira parte do “tour” do grupo em 2008 .

O CD 2 inclui extensos solos de Corea, Clarke e White, junto com recriações fidedignas de “Romantic Warrior” e “Duel of the Jester and the Tyrant” de Corea . Há uma breve apresentação sob forma de trio em “Solar” de Miles Davis com Clarke no baixo acústico e White suingando com as baquetas . Na realidade é uma pequena amostra do que está previsto: um “tour” com a formação em trio. Nas faixas extras estão a performance da banda para o clássico de Corea,“500 Miles High”, gravado no “Montreux Jazz Festival” em 2008 e uma apresentação do RTF na “BBC Lifetime Achievement Award” , seguida de uma apresentação acústica de “Romantic Warrior”. Para os fãs do RTF, que perderam as exibições do RTF no ano passado, “Returns” captura todo o excitamento daquela rara reunião.

Fonte : JazzTimes / Bill Milkowski

Nenhum comentário: