playlist Music

domingo, 7 de junho de 2009

JERRY BERGONZI - SIMPLY PUT (Savant Records [2009])


Jerry Bergonzi é um verdadeiro gigante entre os modernos saxofonistas. O quarto lançamento do artista residente em Boston pela “Savant” é talvez o seu mais fino trabalho até esta data, entre sua extensa discografia como líder qualificado. Não há nada em excesso ou reinventado aqui, como se observa na busca animada de Bergonzi pela elegância através do encorpado som do seu sax tenor e linhas cortantes, mesclada com frases nervosas e brilhantes.

O saxofonista transmite uma presença vigorosa, coadjuvado pela sua excelente seção rítmica. Um improvisador brilhante, Bergonzi gira através de um tempo médio para o alto, entrelaçado com feroz estilização do bop e sinuosos acordes em uníssono com o pianista Bruce Barth. Eles improvisam sobre um tema dado, frequentemente temperados com contagiante melodia e memoráveis ganchos.

As partes em que atua o sax de Bergonzi são frequentemente encharcadas com emotividade e como se houvesse atributos vocais, e ele surge como vívido contador de estória na suingada e veloz apresentação de "Out Of Nowhere". O quarteto executa uma balada em alto registro em “What If", com o líder translucidamente mesclando vigor com ternura, enquanto alija notas ansiosas. Aqui e durante todo o álbum, Barth age como intermediário graças aos seus vibrantes e contrastantes solos. Ademais, Bergonzi utiliza o sax soprano para gerar uma doce harmonia no final de "Malaga". Uma exposição superior de jazz.

Faixas: Mr. MB; Dancing In The Dark; Casadiche;Come Fly With Me; Wipper Snapper; Out Of Nowhere; Crossing The Naeff; Transphybian; What If?; Malaga.

Músicos: Jerry Bergonzi (saxofones tenor e soprano); Bruce Barth( piano); Dave Santoro(baixo); Andrea Michelutti (baixo).

Fonte : Jazz About Jazz / Glenn Astarita

Nenhum comentário: