playlist Music

sexta-feira, 3 de julho de 2009

VICTOR BIGLIONE – UMA GUITARRA NO TOM (DELIRA)


Biglione, com seu aguçado sentido harmônico, sua consciência do bebop, dos improvisos e seu já conhecido virtuosismo ganharam um forte aliado no universo jobiniano. O amor pelo Brasil e pela Bossa Nova se revelam num tributo instrumental ao nosso grande maestro Antônio Carlos Jobim, no cd "Uma Guitarra no Tom". Grande solista, Victor, balizado por 20 anos de trilhas para o cinema nacional, acrescenta toques cinematográficos aos seus arranjos. Clássicos como Lígia", "Águas de Março" e "Água de Beber" ganham uma nova roupagem, ora blueseira, ora modal, e com certeza diferente. Alguns dizem que a Bossa Nova seria a harmonia do jazz com uma batida de samba.

Após os festejos dos 50 anos da bossa nova, não é o violão de nylon (instrumento vital da bossa), e sim a guitarra elétrica, jazzística, que aqui se destaca, seguindo muitos dos grandes músicos norte-americanos das 6 cordas eletrificadas, que ajudaram a moldar o movimento. Na companhia de Sérgio Barrozo (contrabaixo) e André Tandeta (bateria), músicos experientes na linguagem da bossa nova e da música popular brasileira, e sem se cercar de convidados especiais, constrói um repertório onde os temas clássicos se aproximam de pérolas pouco gravadas como "Mojave" (num clima "afro-californiano"), "Tema de Amor de Gabriela" (inicialmente gravada por Tom e Gal Costa para o filme Gabriela de 1983) e "Look to the Sky" (uma belíssima melodia instrumental do final dos anos 60, que viria a ganhar uma letra 30 anos depois na voz de Leny Andrade). Tudo soando de forma original e vibrante ao mesmo tempo.

Fonte: Clube de Jazz / Wilson Garzon

NR: Lembramos aos amantes da música que Paulinho Andrade, grande saxofonista baiano, lançou, no dia 16 de junho, no “Tom do Sabor” um disco com canções de Jobim, que está à venda no local e nas casas especializadas em boa música. Não percam, mesmo sem a redução do IPI.....

Nenhum comentário: