playlist Music

sábado, 22 de agosto de 2009

MORRE O GUITARRISTA LES PAUL


Les Paul(na foto), que sempre esteve associado com a guitarra que ele inventou, faleceu de complicações provenientes de uma severa pneumonia em White Plains, N.Y., no dia 13 de Agosto. Ele tinha 94 anos.

Paul era melhor conhecido por suas inovações no desenvolvimento do corpo sólido da guitarra elétrica, que veio a ser o desenho do modelo da Gibson lançado em 1952 que veio a ter o seu nome. Ele também ajudou a popularizar técnicas de studio como o “overdubbing” e a gravação em diversas velocidades em sucessos com sua esposa , Mary Ford, durante os anos 50. Mas músicos e fãs , também , reverenciam seu toque fácil no jazz, country e rock ’n’ roll, bem como sua energia sem limites em performances em clubes nos anos 90.

“Eu encontrei na guitarra um grande “barman”, psiquiatra e esposa, dentre outras coisas,” Paul declarou na edição da DownBeat de Março de 1997 . “Terapia real. Se eu me sentir deprimido, eu pegarei a guitarra e direi :Olhe, eu tenho algo novo para você, algo para descobrirmos’.

Nascido em Waukesha, Wisconsin,como Lester Polfus em 9 de Junho de 1915, Paul começou tocando gaita, banjo e guitarra em bandas “country” através do “Midwest”. Logo depois, ele modelou seu trio conforme os guitarritas Django Reinhardt e Eddie Lang e mudou-se para Nova York em 1936.

No início dos anos 40, Paul queria criar eletronicamente a sustentação das notas na guitarra , assim ele conectou cordas e dois altofalantes ao corpo de madeira da guitarra, que chamou de “the log” . Isto veio a ser o primeiro corpo sólido da guitarra elétrica. Após servir na Segunda Guerra Mundial, Paul iniciou experiências com técnicas de gravação. Ele usou dois discos de acetato para gravar faixas com diversidades no disco “Lover” de 1948. Ele e Mary Ford pesquisaram diferentes maneiras de combinar e recombinar a voz dela com a guitarra como nos sucessos do anos 50 “How High The Moon” e “Vaya Con Dios”.

Uma série de problemas de saúde limitaram a carreira de Paul nos anos 60 e 70, enquanto uma legião de roqueiros faziam fama usando a guitarra que ele inventou. Ele continuou inventando novas guitarras e efeitos , incluindo o “Les Paulverizer”, usado para efeito de ecos repetidos em 1974.

Após ser submetido à quinta cirurgia cardíaca no início dos anos 80, e lidar com a artrite que o atacou desde o meado dos anos 60, passou a atuar semanalmente no clube de jazz novaiorquino “Fat Tuesday’s” em 1983. Ele aparecia lá quase toda segunda-feira à noite até o seu fechamento em 1995, quando ele passou a atuar no "Iridium".

Até o final da sua vida , Paul continuou com suas invenções. Ainda, na entrevista dada à DownBeat em 1997, Paul também se mostrou crítico com os novos avanços tecnológicos. “Eu não gosto de computador, porque é muito absorvente e “come” quase todo seu tempo” Paul disse. “Na realidade, é duro ficar diante de um computador 24 horas por dia e vir a ser um viciado passivo como um telespectador.Gente, vamos ser criativos”.

Uma completa reportagem sobre Les Paul será publicada no próximo mês de Novembro na DownBeat.

Fonte : Downbeat

Nenhum comentário: