playlist Music

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MICHAEL JEFRY STEVENS TRIO - FOR ANDREW (KONNEX)


Lembrem-se da chamada de “Butch Cassidy and The Sundance Kid”. “Quem são estes rapazes? ". Como pode um trio pianístico ser tão suave e não ter fama ?. Claro, isto é jazz. Você pode tocar ao redor do mundo por 30 anos e aparecer em 58 Cd´s, como Michael Jefry Stevens e permanecer desconhecido.

Os outros componentes são o baixista Peter Herbert e o baterista Jeff Siegel. O que é interessante neste trio, ao lado das suas habilidades individuais e coesão coletiva, é que eles, na maioria das vezes, navegam nas águas da zona criativa. Eles se aventuram além de Andrew Hill, que influenciou Stevens e a quem este álbum é dedicado, mas chegam perto de Cecil Taylor. Eles escolheram tocar um “standard” popular como “Lazy Afternoon”, mas eles o descontroem apresentando elementos isolados: um toque suave do címbalo, uma tentativa fragmentária em um intervalo pianístico e uma obsessiva atuação do baixo. Acordes complicados do piano e fortes vibratos gradualmente unem-se e desembocam em “Nardis”.

O que é fascinante neste trio é sua imaginação. Lirismo coexiste com repentinas variações e movimentos irregulares. Stevens compõe uma melodia envolvente como “Lazy Waltz” e a divide em grandes conjuntos de notas. Ele, também, arranja ”Parallel Lines” só para dividi-la livremente com uma suingante atuação do piano e do baixo.

Este álbum foi gravado em 1996, porém só foi lançado agora. Quem são estes rapazes?.

Faixas : Nardis; Spirit Song; Waltz; Specific Gravity; Lazy Afternoon; Parallel Lines; Lazy Waltz;The Lockout; The River Po.

Data de lançamento: Fevereiro de 2009

Fonte : JazzTimes / Thomas Conrad

Nenhum comentário: