playlist Music

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

WBGO ANUNCIA CONCERTOS DE JAZZ PARA JOVENS


Com a questão o “Jazz está morto?” sendo posta na imprensa inúmeras vezes, é bom saber que algumas pessoas da comunidade jazzística estão sendo mais proativas e buscando criar novas audiências. A renomada estação de rádio, especializada em jazz, WBGO FM, em Newark, anunciou seções de concertos gratuitos para jovens. “The Robert Rodriguez Quartet” abrirá a série no próximo dia 10 de Outubro com uma apresentação no “Jersey City Museum”. “A série de concertos para os nossos jovens está diretamente relacionada à principal missão da WBGO, que é promover o legado do jazz” afirmou o seu diretor geral, Cephas Bowles, em um recente comunicado à imprensa. “Estes jovens representam a próxima geração das audiências e músicos. Eles são o futuro do jazz”.

Brandy Wood, diretora de marketing da WBGO, ressalta que não é apenas ganhar novos apreciadores agora, mas pensar no futuro. “Parte da missão da WBGO é desenvolver a próxima geração de ouvintes e fãs. Esta série é uma grande parte da razão do nosso trabalho”, Wood disse. “Nós faremos três shows em New Jersey e um em Nova York”. A variedade das audiências é a chave , porque a WBGO sente a importância de trazer a música para locais intocados pelos excelentes programas de jazz para jovens realizados pela Jazz at Lincoln Center”.

Wood declarou que a estação de rádio está encantada com este programa e seus efeitos. “Nós estamos tentando educar e motivar os jovens.”.”Sim, eles costumavam me contar sobre seus sentimentos quando outra atividade chata era anunciada na escola”, Wood ri. “Atualmente, eles usam as tardes do sábado só para o que escolhem”.

Para Wood, foi a apresentação da vocalista Robbie K que abriu seus olhos para como o jazz poderia se conectar com uma nova geração. “Ela tem realmente uma maneira própria para se conectar com os jovens. Ela faz os jovens dançar, cantar e acompanhar as batidas”. Wood atribui a força da programação a Dorthaan Kirk da WBGO, que organiza a série por muitos anos. De acordo com Wood, há uma clareza cristalina quando um artista conecta-se ou não com uma jovem audiência, para quem o suíngue tem um significado. “Os jovens não apresentam suas reações. Eles sabem se há suingue ou não e, se não há, simplesmente não se interessam”. Isto demonstra que ao lado da participação, o ritmo é a chave. “O apelo do jazz para eles vem principalmente do ritmo. Eles não reagem a Eric Dolphy, mas têm um ritmo dentro deles”.

Você ensina aos jovens a aplaudir após os solos, que é um estilo do jazz ? “Não, ela rí”. “mas os adultos vêm com os jovens e eles, claro, aplaudem após os solos. É realmente uma paricipação”. Wood explica que os vocalistas tendem a fazer melhor, porque há um claro ponto focal . Jovens costumam reagir à voz humana. Mais a performance de Winard Harper(na foto), no ano passado, demonstrou que um baterista poderia ajudar, como James Brown diria. “Ele foi espetacular.Ele explicou como a bateria veio da África, como era usada para a comunicação a grandes distâncias, já que tinha maior amplitude que a voz humana. Ele apresentou um baterista africano que demonstrou no “djembe’ , tocando o ritmo que identificava o nome da sua família. Eles colocaram os jovens para repetir os ritmos. Os jovens realmente responderam bem ”.

Isto é a criação de uma estrutura, ao menos de seus alicerces, para colocá-la em pé. A série é patrocinada pela “Prudential”, “NJPAC’s Wachovia Jazz for Teens” e pela “ New Jersey State Council for the Arts”.

Segue a programação completa :

10 de Outubro
Robert Rodriguez Quartet
The Spirit of Jazz - Improvisation
Jersey City Museum
350 Montgomery St
Jersey City, NJ

17 de Outubro
Mala Waldron com uma banda feminina
Jazz with a Feminine Flair
Newark Museum
49 Washington St
Newark, NJ

24 de Outubro
Steven Bernstein Band
Baby Loves Jazz
Maplewood Middle School
7 Burnett St
Maplewood, NJ

31 de Outubro
Ali Jackson Quartet
How to Listen to Jazz
George Faison Firehouse Theater
6 Hancock Place (at 124th St)
New York, NY

Para maiores informações vá para http://www.wbgo.org/, onde, inclusive, você pode desfrutar de belas audições.

Fonte : JazzTimes/Lee Mergner

Nenhum comentário: