playlist Music

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ELI YAMIN – YOU CAN´T BUY SWING (YAMIN)


Eli Yamin é um energético pianista de jazz na linha tradicional, que é também um educador, consultor , DJ e ,acima de tudo, um prosélito do jazz. As primeiras cinco faixas deste álbum poderiam ser consideradas como se fossem feitas para festa. Têm muito suíngue.

A sexta faixa, “Rwadan Child”, iniciada pelo baixista Ari Roland, deixa você frio. Por outro lado, em “You Can´t Buy Swing”, Roland utiliza o arco em seu solo, como é sua característica. Parece um vento sombrio entre árvores. Mas em “Rwadan Child” usa o pizzicato lento, tristonho e cerimonioso. Yamin executa uma música surpreendentemente lírica com acordes na sua poderosa mão esquerda como forma de protesto e vibratos na mão direita, lançando no ar um aviso fúnebre. Isto foi para alertar que nem tudo é festa.

Yamin é, também, um sagaz estudioso de Thelonius Monk. “I Want To Be a Teacher” e “Well, You Better Not” é um exercício de livre imaginação de “Let´s Cool One” e “Well You Needn´t”. Yamin sublima Monk em seus acordes dissonantes e sem emoção dentro de um suave estilo próprio. A exuberância de Monk não é sublimada, mas absorvida.

Em paralelo, a banda é muito boa para a parte festiva. Há alguém no jazz mais consistentemente criativo em seus instrumentos que Chris Byars?. Seu solo no saxofone tenor em “Jacques Meditation” é uma completa e memorável improvisação, que vem a ser intenso e permanece no ar, tranquilamente, usando sua respiração.

Faixas : Want To Be A Teacher ;You Can't Buy Swing ;Getting Somewhere ; Well, You Better Not ; Bop To Normal;Rwandan Child;Just One; Katiana's New Start;
Jacquet's Meditation ;Waltz On The Hudson;In Walked Barry.

Músicos : Chris Byars (saxofone, flauta, conga) Lakecia Benjamin (saxofone), Ari Roland (baixo), Alvin Atkinson (bateria), Eli Yamin (piano)

Fonte : JazzTimes / Thomas Conrad.

Nenhum comentário: