playlist Music

sábado, 21 de novembro de 2009

CHUCK OWEN & THE SURGE – THE COMET´S TAIL (Summit)


Michael Brecker foi um poderoso e maravilhoso tenorista , que levou muitos a não pensar nele como compositor. Entretanto, com o lançamento de “The Comet’s Tail”, um álbum com oito composições de Brecker, veremos que ele foi quase tão inovativo em seu modo de compor como em sua maneira de tocar. O projeto teve sua gênese enquanto Brecker ainda vivia. Chuck Owen, professor de estudos de jazz da “University of South Florida” e o diretor artístico da “USF Center for Jazz Composition”, uniram-se a Dave Stamps, o diretor do centro. Eles organizaram uma competição internacional de arranjos em homenagem a Michael Brecker em 2006. Fred Stride venceu o concurso com o complexo e colorido arranjo para “Peep”. Outros arranjos foram solicitados a Vince Mendoza e Gil Goldstein para agregarem-se aos escritos por Stamps e Owen. Uma série de concertos e gravações foi planejada, quando ocorreu a morte de Brecker em janeiro de 2007, que mudou o espírito alegre que envolvia o projeto.

O “Chuck Owen’s Jazz Surge”, uma banda com 17 integrantes, que já apareceu em outros CDs, forma o núcleo dos músicos ouvidos em “The Comet’s Tail”. Há solistas convidados como o trompetista Randy Brecker, o guitarrista Mike Stern, Dave Liebman nos saxofones tenor e soprano, o tenorista Joe Lovano, o vibrafonista Mike Mainieri, o violinista Rob Thomas e os bateristas Danny Gottlieb e Adam Nussbaum fazem fortes apresentações (Gottlieb é um membro regular da orquestra) e há, também, solos apaixonados do tenorista Jack Wilkins, do guitarrista LaRue Nickelson, do pianista Per Danielsson e do trombonista Tom Brantley. Enquanto os solos são completamente envolventes, a performance da banda e o seu espírito sobressaem. A exuberante e jubilosa “Itsbynne Reel” é um dos muitos pontos altos do álbum. Desnecessário afirmar que Michael Brecker adoraria este CD.

Faixas: 1. Peep ; 2. Slings And Arrows; 3. Itsbyne Reel; 4. How Long 'Til the Sun;
5. Sumo; 6. The Mean Time; 7. Take a Walk; 8. Everything Happens When You're Gone

Músicos: LaRue Nickelson (guitarra); Tami Danielsson,Valerie Gillespie, Jack Wilkins
Rex Wertz, Matt Vance (saxofone); Chad Shoopman, Mike Iapichino, Jay Coble
Tom Parmerter (trompete); Keith Oshiro, Tom Brantley, Jerald Shynett, Jim Hall (trombone); Per Danielsson (piano); Mark Neuenschwander(baixo); Danny Gottlieb (bateria).

Fonte : JazzTimes / Scott Yanow

Nenhum comentário: